5 Dicas para um cão mais saudável

1. Dar ouvidos ao seu Médico(a) Veterinário(a) assistente

O seu Médico Veterinário é a melhor pessoa com quem discutir o plano de saúde e prevenção do seu cão. Nele estarão incluídas as vacinações, desparasitações e prevenções adequadas ao estilo de vida do seu companheiro de 4 patas, idade, raça, zona onde vivem, entre outras especificidades.

2. Apontar tudo num calendário

No meio da azáfama da rotina, é fácil esquecer ou baralhar as datas da toma de determinados medicamentos, procedimentos e consultas de rotina. Assim, deverá escrever tudo num calendário físico (na porta no seu frigorífico ou outro local que aceda frequentemente) ou na agenda do seu telemóvel/computador, se for mais fácil para si. A última opção tem a vantagem de poderem ser ativados lembretes e repetições periódicas do mesmo evento, úteis no caso das desparasitações ou prevenções de rotina.

3. Exercício físico

Corpo são, mente sã. Esta é uma máxima que deve ser seguida também pelos nossos animais. O exercício é fundamental para o bem-estar e saúde dos nossos cães. Assim, garanta que fazem exercício físico regular, adequado à idade e limitações do seu companheiro. Se não o puder fazer, contacte um serviço de treino/ALT/passeio canino que o possa ajudar.

4. Estimulação mental

A “vida de cão” pode tornar-se extremamente aborrecida para alguns dos nossos cães. Assim, utilizar a estimulação mental através do treino, jogos de faro, dispensadores de comida, escondidas, etc, são tudo excelentes formas que quebrar a rotina e a ansiedade sentida por alguns deles.

5. Alimentação de qualidade

Quer opte por uma dieta caseira ou comercial (ração), garanta que está oferecer uma dieta de qualidade e em quantidade adequada ao seu patudo: nada como uma ração personalizada para o seu cão. Através de uma alimentação adequada podem ser prevenidos e por vezes tratados alguns problemas de saúde. Os biscoitos devem ser também de qualidade e numa quantidade diária adequada.

Acima de tudo divirta-se e desfrute do seu 4 patas!
E não se esqueça, o seu Médico Veterinário assistente estará sempre disponível para o ajudar e esclarecer a cada etapa da vida do seu cão.

Inês Carvalho
Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply