De acordo com a Sociedade de preservação do cão japonês (numa tradução livre), 5 das raças nativas da ilha são Akita-Inu, Kai-Ken, Shiba-Inu, Shikoku e Hokkaido. Historicamente responsáveis por várias tarefas, desde a caça do javali à companhia de membros da alta sociedade. A origem destes cães remonta a milhares de anos atrás, ao período do paleolítico. Conheça estas 5 raças de cães japonesas e deixe-se encantar pela sua nobreza!
Akita-Inu
Outrora pertencentes à família imperial, os Akita-Inu são hoje amplamente conhecidos pelo seu temperamento dócil e calmo. Corajosos e protetores da família, são excelentes companheiros de brincadeira e afeto. No entanto, não deixam de ser algo desconfiados pela natureza vigilante.
O porte pode ascender aos 45 quilogramas, e a pelagem dupla exige algum cuidado de manutenção.
Kai-Ken
Pouco encontrados no seu país de origem e fora dele, estes cães eram utilizados na caça nas montanhas Kai. As suas qualidades para esta atividade incluem uma perseguição intensa às presas, de tal forma que chegam a nadar ou subir a árvores para atingir o objetivo. São guardiões dedicados da família, embora tenham tendência a agrupar-se em matilhas, o que facilita a pureza da raça.
Shiba-Inu
Devem o seu nome ao tipo de terreno no qual caçavam pequenos animais. Cães confiantes, são conhecidos pelo designado “grito de shiba”, um som específico que emitem quando excitados.
Ativos, mas num nível médio de energia, afáveis com os tutores e bem-dispostos, são os cães de companhia mais populares do Japão nos dias de hoje.
Têm semelhanças com o Akita mas são menores.
Shikoku
Criados inicialmente para caça de javali, pela capacidade notável de rastreio. Conhecidos pela sua inteligência, agilidade e resistência. Com o tutor são dóceis e companheiros.
Têm semelhanças com o Shiba-Inu mas são ligeiramente maiores.
Hokkaido
Considerados das raças mais antigas e selvagens de ascendência japonesa, são cães ousados e atléticos, a quem ainda hoje se atribuem trabalhos de guarda, caça e trenó. Dificilmente vistos fora do país de origem, são cães inteligentes e dóceis, companheiros leais e dedicados.
Devem ser socializados de forma adequada, para que não sejam demasiado cautelosos com animais e pessoas estranhos.
Estas são alguns exemplares de raças de cães japonesas! Em todas está aconselhado treino desde cedo devido à personalidade forte e nível de energia. Por isso, quando sair para passear o seu cão destas raças não se esqueça dos biscoitos ou mesmo grãos de ração para premiar sempre que fizer o correto! Se ficou com vontade de conhecer mais sobre estas raças, recomendo o filme Hachiko. Não se esqueça dos lenços de papel!
Cátia Frade
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.