A ecografia é um meio de diagnóstico que utiliza ultra-sons para obter uma imagem da estrutura dos órgãos em movimento e em tempo real. Por ter diversas utilizações, ser segura e não invasiva, é amplamente utilizada, não só na medicina humana, como também em veterinária. Conheça a importância das ecografias caninas.
Como são realizadas as ecografias caninas?
A ecografia é um exame que, na maioria dos casos, não necessita de sedação. É simples, não invasiva e não emite radiações prejudiciais para o animal, nem para o técnico que a realiza. Daí ser primariamente preferida, comparativamente a outros meios de diagnóstico como o RX ou a TAC.
As ecografias caninas, para além de não prejudicarem os cães com radiação, também são exames que, normalmente não requerem sedação. Em alguns casos, animais agressivos ou com muita dor pode ser necessário uma tranquilização ligeira, mas regra geral apenas segurando no cão é possível realizar o exame com segurança. Utilizando recompensas como snacks e festinhas, fará com que o seu cão se comporte ainda melhor durante o exame.
Para realizar uma ecografia canina, é encostada uma sonda ao animal, junto da área que se quer avaliar, e surge uma imagem no monitor em tons de preto e branco. Estas cores representam a densidade dos tecidos abaixo da sonda. O branco significa que o tecido é mais denso, como o osso, e o preto um tecido menos denso, como líquido (urina na bexiga).
Que tipos de ecografias caninas se realizam?
Devido à ampla utilidade deste exame, podemos analisar o tórax, abdómen e os órgãos presentes nestas cavidades.
- Ecocardiografia
- Ecografia abdominal
- Ecografia músculo-esquelética
- Ecografia ocular
Durante a execução da ecografia, pode ser aplicado o Doppler, Esta função do ecógrafo cria a tonalidade de vermelho e azul, conforme p movimento da estrutura esteja a aproximar-se ou afastar-se da sonda. Desta forma, pode ser uma ajuda essencial para o diagnóstico de algumas patologias. Com a ajuda da ecografia, é possível também realizar exames como citologias e biópsias de órgãos internos, para auxiliar no diagnóstico do paciente.
Quando fazer uma ecografia ao seu cão?
As ecografias caninas são especialmente úteis no momento de identificar problemas que afetam os órgãos internos, sendo usadas para avaliar a sua forma, tamanho, posição e função.
Pode auxiliar no diagnóstico de patologia cardíaca ou examinar os tecidos moles como a tiróide, olhos, ligamentos e órgãos abdominais.
Como dito anteriormente, pode ainda auxiliar no procedimento de um exame como punção ou biópsia para citologia, por exemplo.
Assim, se necessitar de fazer uma ecografia ao seu cão, o mais certo será em situações de diagnóstico ou seguimento de gestação, avaliação gastrointestinal, estudo da função renal e estruturas do sistema urinário como a bexiga, avaliação do fígado, pâncreas, próstata, etc.
A ecografia é assim, para o tutor, um exame económico e seguro para o seu animal. É também seguro para os operadores que a realizam e, para o veterinário, é uma técnica que dá muita informação sobre os órgãos e tecidos moles dos animais, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento da evolução de muitas patologias.
Joana Antunes de Almeida
Médica Veterinária