Como é de prever a boca e a saliva dos nossos patudos contém bactérias e agentes que o nosso organismo não está habituado. Apenas cerca de 15% das bactérias presentes na boca do cão são encontradas também na boca de um ser humano!
As bactérias da saliva dos cães são perigosas?
Algumas podem ser!
Muitas vezes os “beijinhos” dos nossos patudos são dados na nossa cara ou na pele e graças a isso, não temos complicações de maior. A verdade é que epiderme impede a penetração das bactérias para a nossa corrente sanguínea, fazendo com que não haja desenvolvimento de nenhuma doença!
As bactérias mais preocupantes que se encontram na saliva dos nossos cães são: Pasteurella multocida que pode levar a meningite; Capnocytaphaga caninorsus, associada à septicemia e Salmonella typhi, associada à salmonelose.
E se me der uma “lambidela” na boca?
Por vezes, recebemos lambidelas em zonas que não contamos como boca, olhos ou até em feridas. Essas zonas são de facto mais expostas e mais suscetíveis à absorção de bactérias transmitidas pela saliva dos nossos patudos. É graças ao nosso sistema imunológico que não há desenvolvimento de doenças. No entanto, pessoas com algum problema de imunidade precisam de ter cuidados redobrados!
A saliva dos nossos cães não é curativa?
Sim, a saliva dos nossos companheiros tem a capacidade de curar feridas…em cães! Nunca deixe o seu cão lamber-lhe feridas na expectativa de vá ter alguma poder cicatrizante, poderá ter sérias complicações!
Por muito em que as lambidelas dos nossos amigos de quatro patas nos saibam, temos que proteger a nossa saúde. Há muitas outras formas de eles nos mostrarem que gostam de nós!
Sofia galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.