Açaime para cão: quando usar?

O açaime é um acessório que se coloca à volta do focinho e que impede que o cão consiga abrir a mandíbula. Saiba mais sobre este acessório. Se, quando e qual deve usar?

Quando deve ser usado?

O uso do açaime em Portugal é obrigatório, na via pública, para todos os animais perigosos e potencialmente perigosos que se incluam na lista de raças potencialmente perigosos ou seus cruzamentos.

Estes últimos são todos os que, devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou potência da mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. Incluem-se nesta categoria as seguintes raças:

  • Cão de Fila Brasileiro
  • Dogue Argentino
  • Pit Bull Terrier
  • Rottweiler
  • Staffordshire Bull Terrier
  • Staffordshire Terrier Americano
  • Tosa Inu

No entanto, qualquer animal de outra raça pode ser incluído na categoria de “animal perigoso” se:

1. Tiver ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;

2. Tiver sido declarado voluntariamente pelo seu detentor, à junta de Freguesia da sua área de residência, como possuidor de carácter e comportamento agressivos;

3. Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou outros animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica.

Assim, o uso do açaime tem legislação que rege a sua aplicação nestes animais mas, o seu uso também requer o nosso bom-senso noutras circunstâncias.
Em suma, se o seu patudo for nervoso, tendencialmente agressivo com outros animais, pessoas ou se sabe que ele vai ser submetido a alguma situação causadora de stress, como idas ao veterinário, manipulações de feridas, entre outras, coloque o açaime e evite que ele se magoe ou ataque outros.

Como escolher o açaime?

Dependendo da situação e duração da utilização, pode optar por diferentes tipos de açaime.

Existem os mais justos, de nylon, que impedem que o cão abra a boca, ideais para pouco tempo pois o cão não consegue arfar. Para duração mais longa escolha os açaimes “em cesto”, pois permitem que o patudo respire livremente. Existem alguns que permitem que beba água.

Escolha um açaime forrado no seu interior ou de tecido e que se adapte ao tamanho do focinho do seu cão para não lhe causar desconforto.

Como começar a usar?

O ideal será treinar o uso do açaime. Coloque o açaime várias vezes em casa por breves períodos para que o patudo se habitue a ele. Recompense-o sempre com biscoitos, grão da ração ou comida húmida, e muitos mimos☺

Assim, o seu cão vai associar o açaime a algo positivo e será ele próprio a pedir que lho coloque!

Joana Almeida

Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal


Posted

in

by

Comments

Leave a Reply