Hipoalbuminemia nos cães
Há várias causas para termos uma diminuição de albumina no sangue (hipoalbuminemia) dos nossos cães, mas conseguimos agrupar em 2 grandes grupos principais (e muito simplificados):
- Diminuição da produção:
- Pode acontecer por má nutrição – o organismo não recebe os amino-ácidos necessários para produzir albumina;
- Problemas hepáticos crónicos – o fígado já não consegue produzir mais albumina;
- Perdas:
- A nível gastro-intestinal;
- Hemorragia severa;
- Dermatopatias exsudativas, como as queimaduras , por exemplo;
- Glomerulopatias: Quando a albumina se perde atráves do rim, acabando por ser detectada a nível da urina (proteinúria).
Relação com a doença renal
Como referido anteriormente, uma das causas de hipoalbuminemia são as glomerulopatias – sendo as mais comuns nos nossos patudos as glomerulonefrites e a amiloidose, onde está afectada a permeabilidade glomerular – ou seja, há extravasamento da albumina para a urina, quando fisiologicamente isso não deveria acontecer! Estes cães ficam mais sujeitos a evoluirem para uma doença renal crónica, que é quando o rim já perdeu mais de 75% da sua funcionalidade.
Há uma correlação muito importante na doença renal crónica com a proteinúria – os animais que têm proteinúria, têm um prognóstico pior e uma sobrevida menor do que os que não têm.
Portanto, é uma situação que queremos tratar! O objectivo do tratamento é diminuir a pressão sanguínea a nível renal para levar a uma diminuição da proteína presente na urina.
No entanto, o maneio alimentar também é um factor fundamental nesta situação.
Abordagem nutricional da doença renal
A maior parte das dietas de tratamento de patologias renais são uma combinação entre restrição proteíca, fósforo e sódio, entre outros. A restrição proteíca tem como objectivo diminuir os produtos resultantes do metabolismo proteíco e diminuir a quantidade de proteína que chega ao rim, diminuindo a sua “carga de trabalho” – atrasando a progressão da proteinúria.
O seu Médico Veterinário habitual será a pessoa indicada pra prescrever a alimentação correcta nestas situações, assim como toda a terapêutica que será necessária !
Ana Pinto
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.