O que é considerado uma “dieta saudável para cães”?
Uma dieta para cães pode passar por uma ração ou alimentação caseira. Em qualquer uma das escolhas é muito importante ter a certeza que todos os componentes essenciais à saúde estão presentes e em quantidades suficientes.
- Uma alimentação saudável para cães deve ter a fonte de proteína como ingrediente em maior quantidade (1º ingrediente do rótulo), por exemplo frango, salmão, peru, entre outros. A fonte de proteína deve ser ter origem no alimento fresco, desidratado ou hidrolisado, devendo evitar as farinhas de peixe ou carne.
- São necessários também hidratos de carbono e a sua fonte podem ser o arroz, milho, trigo, ervilha, batata, batata doce, mandioca, alfarroba, entre outros, e não deverão aparecer em primeiro lugar no rótulo, uma vez que não devem ser o ingrediente em maior quantidade.
- Outros componentes estão no ingrediente principal como gordura animal ou podem ainda ser adicionados, bem como as frutas, vegetais e legumes.
- Alguns suplementos podem fazer parte da ração e dar qualidade acrescida como os condroprotetores (articulações), ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 (pele), prebióticos (saúde gastrointestinal), antioxidantes naturais, entre outros.
Todos os constituintes da ração devem vir o máximo especificados no rótulo, garantindo assim que está a ser mesmo usada uma fonte saudável.
Deve sempre optar por rações de gama premium de boa qualidade para alimentar o seu patudo.
Quando falamos em dieta caseira deve incluir sempre a fonte de proteína, gordura, hidratos de carbono e frutas, vegetais e legumes. É mais difícil ter a certeza que o balanço de uma dieta caseira é o ideal para o seu cão devido às quantidades de cada ingrediente e aos suplementos que se tornam mais complicados de incluir, o que não acontece nas rações. Assim, se tiver decidido em fazer uma alimentação caseira, sugerimos que seja feita sempre com aconselhamento veterinário.
Alimentos complementares: o que posso e não posso dar de vez em quando
É muito comum querermos dar um “snack natural” aos nossos cães e surge a dúvida de quais são mais saudáveis e quais são prejudiciais à saúde! Exemplos de alimentos complementares que podemos dar sem problema são a maçã, cenoura, batata doce cozida e bróculo cozido.
Alimentos proibidos caninos são a uva, figos, côco e abacate.
A alimentação é para os cães um dos pilares da saúde, tal como para nós, por isso deve sempre ser uma escolha informada e correta.
Joana Silva
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.