O meu cão deve fazer análises ao sangue com que frequência?

O hemograma avalia a quantidade e a qualidade dos três principais grupos de células do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

O perfil bioquímico avalia o nível sérico de enzimas e marcadores que nos dão importantes informações sobre a função e/ou dano de alguns dos órgãos vitais: rim, fígado, pâncreas, etc.

Mas quando devem ser realizadas estas análises?

  • A primeira análise sanguínea de um cachorro deve ocorrer, normalmente, na altura da puberdade, aquando da sua esterilização. As análises pré-anestésicas são deveras importantes para garantir que se encontram num ótimo estado geral de saúde e que se reúnem as condições ideais para suportarem uma anestesia geral e a cirurgia com máxima segurança.

Encontre aqui ração para cães esterilizados.

  • Os animais adultos e saudáveis devem ser avaliados, pelo seu Médico Veterinário habitual, pelo menos uma vez por ano, para exame físico completo, recolha da anamnese e história do que aconteceu no último ano. Nestas consultas, o seu Médico Veterinário pode sugerir a realização de um painel sanguíneo se surgir, nessa consulta, alguma preocupação.
  • Por sua vez, os animais geriátricos, devem ser avaliados pelo seu Médico Veterinário a cada semestre e pela sua idade, requerem um controlo analítico mais frequente. Estes animais devem fazer analises sanguíneas pelo menos anualmente, para garantir um diagnóstico precoce de doenças associadas ao envelhecimento.

Encontre aqui ração personalizada para cães séniores.

  • Animais com doenças crónicas: como diabetes, hiperadrenocorticismo, doença de Addison, epilepsia, entre outras, estão normalmente sob efeito de medicação diária que requer ajustes de doses e controlo analítico repetido, pelo que requerem analises sanguíneas contínuas, às vezes separadas por alguns meses apenas.

Em resumo, com  acompanhamento médico dedicado e com rastreios frequentes podemos detectar e tratar algumas doenças antes destas causarem danos e assim aumentar a esperança média de vida dos nossos patudos! Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário!

Helena Ferreira

Médica veterinária de animais de companhia


Posted

in

by

Comments

Leave a Reply