A artrite nos cães carateriza-se por alterações anormais na articulação, que ocorrem quando a cartilagem é desgastada mais rapidamente do que é substituída.
A cartilagem atua como uma almofada para proteger os ossos, e quando se desgasta, as articulações ficam inchadas e doridas, condicionando a mobilidade dos cães.
Quais os sinais de artrite canina?
A artrite é uma doença lenta e gradual, pelo que inicialmente muitos sinais passam despercebidos pelo tutor. Além disso, as doenças articulares e ósseas são muito comuns em animais idosos, por isso nem sempre as dificuldades na mobilidade são associadas a patologia. É somente quando existe grande comprometimento na locomoção dos animais, que se procura ajuda do Médico Veterinário.
Um cão com artrite, irá ter dificuldade em mover-se, pular ou levantar-se. Mas podem estar associados outros sinais como:
- Dor
- Cansaço com facilidade
- Desinteresse para brincadeiras
- Dificuldades a subir e/ou descer escadas, camas ou sofás
- Rigidez, sobretudo após o repouso
- Preferência por ficar deitado, do que em pé
- Patas inchadas
- Choro ou outra manifestação de desconforto, aquando o toque na área afetada, podendo até demonstrar agressividade
Quais as causas de artrite nos cães?
- Idade: à medida que os cães envelhecem, a cartilagem começa a degenerar e a perder qualidades. Atenção: embora mais comum em cães adultos e geriátricos, a artrite pode ocorrer nos jovens também.
- Raça: cães de raças grandes e gigantes são mais propensos a sofrer de artrite. Destacam-se os Labradores Retriever, Boxer, São Bernardo, Pastor Alemão e Rotweilers.
- Peso: excesso de peso dos cães reflete-se no excesso de carga para as articulações e cartilagem, o que condiciona a saúde articular. Se o seu cão tem excesso de peso pense já numa ração light para cães.
- Alterações hereditárias: algumas raças têm condições hereditárias e genéticas que aumentam a probabilidade de desenvolverem artrite.
- Traumatismos: traumas na cartilagem podem resultar em artrite e condicionar gravemente a mobilidade do seu cão.
- Infeções: algumas infeções podem provocar o desgaste e destruição da cartilagem articular.
Como se diagnostica a artrite canina?
O exame físico realizado pelo Médico Veterinário, juntamente com radiografias permite fazer o diagnóstico da doença.
Qual o tratamento de artrite nos cães?
Embora a artrite não tenha cura, existem medicamentos que ajudam a conservar a articulação, evitando que se desgaste mais cartilagem. O objetivo do tratamento é reduzir a dor, controlar a progressão da doença e restabelecer a mobilidade dos patudos.
Inicialmente utilizam-se anti-inflamatórios e condroproterores como terapia. Em alguns casos, pode ser necessário cirurgia ou terapêuticas alternativas como a acupuntura, hidroterapia e fisioterapia.
É também importante manter o peso do cão dentro dos limites aconselháveis para a raça e porte, com exercício físico regular e alimentação adequada, respeitando sempre as quantidades diárias recomendadas pelo Médico Veterinário.
A importância da alimentação na artrite canina
A artrite afeta todas as articulações e não apenas a cartilagem, por isso é fundamental procurar uma ração que ajude a prevenir ou controlar a doença.
Existem certas dietas e suplementos nutricionais que não só reduzem a inflamação e a dor, mas também possuem um efeito reparador na osteoartrite, ao mesmo tempo que fortalecem todas as articulações.
- A combinação de sulfato de condroitina e glucosamina reforça a cartilagem e, em associação com o ómega 3, previne a inflamação: uma ração personalizada com estes elementos deve ser procurada.
- O ácido hialurónico regenera a formação do fluido sinovial: há estudos já publicados com os efeitos do ácido hialurónico em injeções intra-articulares.
- A vitamina K interfere no processo de calcificação da cartilagem no osso, por isso previne o risco de pequenas fraturas e de osteoartrite.
Ana Matias
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.