Até que idade cresce o Pastor Alemão?

Quem tem um cão ou já acompanhou a experiência, sabe que a fase de crescimento passa a voar! Mas quando termina essa fase? É igual para todas as raças? Afinal até que idade cresce o seu Pastor Alemão?

Até que idade cresce o Pastor Alemão?

Como muitas raças grandes, um cão Pastor Alemão não é considerado totalmente “crescido” até os 18 meses de idade. Este é o ponto de referência para a passagem de cachorro a adulto.

A partir desta idade, o crescimento abranda consideravelmente. Podem, no entanto, continuar a desenvolver musculatura e outros tecidos de desenvolvimento mais lento.

As fêmeas e os machos crescem da mesma forma?

As fêmeas de raça Pastor Alemão continuam o seu desenvolvimento até aos dois anos de idade, enquanto a taxa de crescimento do macho se mantém até aos dois anos e meio de idade. Os machos são maiores e requerem mais tempo para preencher o peito e o abdómen.

Quanto maior irá ficar o meu Pastor Alemão?

Existem algumas maneiras de avaliar o quão maior um Pastor Alemão se tornará.

  • A idade é um bom indicativo, tal como referido anteriormente, mas outros factores podem ajudar!
  • Outra forma de saber se o seu cachorro ainda tem muito que crescer é o tamanho da pata. As suas patas parecem grandes em comparação com os membros e resto do corpo? Esta é uma característica de adolescente clássica e significa que seu cachorro provavelmente ainda está em fase de crescimento!
  • Se você comprou seu Pastor Alemão a um criador, ele deve ser capaz de fornecer um peso estimado com base nas características dos progenitores e nas ninhadas anteriores.

Qual é o tamanho de um pastor alemão adulto?

Um Pastor Alemão adulto do sexo masculino tem 60 a 65 centímetros de altura de cernelha, e 30 a 40 kg, enquanto que as fêmeas rondam 55 a 60 centímetros e 22 a 32 Kg, de acordo com Verein für Deutsche Schäferhunde (SV). De relembrar que esses números são apenas estimativas!

Alguns cães serão menores e maiores do que essas faixas de peso quando totalmente crescidos, devido a uma variedade de fatores genéticos, ambientais e nutricionais.

Um acompanhamento médico-veterinário regular e uma nutrição adequada à fase de vida são fatores importantes na fase de crescimento do seu cachorro 🙂

Helena Ferreira

Médica Veterinária


Posted

in

by