Atividades para fazer com o meu cão em casa

Os cães precisam de não só de estimulação física, mas também mental para serem mais saudáveis e felizes 🙂

Mesmo em casa, existem várias atividades que pode fazer com o seu melhor amigo de 4 patas, para o ajudar a libertar stress. Deixamos aqui algumas dicas.

Hora do treino!

Pode aproveitar para treinar alguns comandos já ensinados como o “senta”, “deita” e também para ensinar novos truques engraçados como, por exemplo, o “rebola”.
O ideal é recorrer sempre à técnica do reforço positivo, ou seja, sempre que o seu patudo faça o pretendido deve felicitá-lo de imediato e dar-lhe um biscoitinho como recompensa! 

Pode utilizar também grãos da sua ração favorita como recompensa!

 

 

Esconder a comida

Esconda alguns dos seus biscoitos preferidos pela casa, atrás de alguns objetos ou nalguns cantos das divisões. É uma brincadeira divertida que o irá manter ocupado desgastando alguma energia e também irá desenvolver a sua inteligência e olfato.

 

 

“Jogo do apanha”

Experimente jogar ao “jogo do apanha”, correndo em direção ao seu patudo, primeiro, num passo mais lento, acelerando, e por fim, apanhando-o (abraçando ou pegando ao colo). Tente desafiá-lo a que corra e fuja de si. É um bom exercício para desgastar as energias!

 

 

Brincadeiras com cordas e outros brinquedos resistentes

Com a ajuda de uma corda de brincar ou um brinquedo comprido e resistente, desafie o seu patudo a puxá-lo com a boca. Pegue no brinquedo e mova-o à sua frente de forma a desafiá-lo para a brincadeira; deixe-o agarrar o brinquedo de vez em quando e puxe. Pode também correr pela casa com o brinquedo na mão de forma a estimulá-lo a correr atrás de si.

 

 

Manutenção do pêlo

Aproveite para fazer algo que nem sempre tem tempo para fazer como escovar o pelo do seu patudo com uma escova adequada ou até dar-lhe banho. A maior parte dos nossos patudos gosta de tomar banho!
No caso de lhe dar banho, não se esqueça de ter a casa de banho quente, assim como a água deve estar morna durante o banho. Não deve deixá-lo sair da casa de banho até que o seu pelo esteja totalmente seco.

 

 

 

Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply