5 benefícios de dormir com o seu cão

  • Sensação de conforto:

Seja pelo facto de o pelo nos transmitir uma sensação agradável (principalmente nos dias de inverno), seja por podermos mimar o nosso patudo antes de adormecer, o facto de dormir com o seu animal de estimação vai facilitar o processo de relaxamento e vai permitir que adormeça mais rapidamente.

  • Reduz o stress:

Atualmente, já não é novidade que os animais são capazes de ajudar em diversos problemas de saúde, sejam doenças físicas ou mentais, sendo utilizados diversas vezes como cães de terapia. Isto deve-se ao facto de eles nos conferirem automaticamente uma sensação de bem-estar, que nos ajuda a esquecer os problemas do dia a dia e a relaxar.

  • Reforça os laços entre si e o seu animal:

A hora do descanso é uma altura de vulnerabilidade. Recuando até à sua ascendência dos lobos, a hora de descanso era uma altura em que estavam mais frágeis e em que podiam ser atacados por predadores. Se o seu animal se sente à vontade em dormir a seu lado, significa que confia em si. Esta relação pode ir sendo trabalhada aos poucos e há animais que levam o seu tempo até aceitarem dormir junto de alguém.

  • Sensação de segurança:

Por um lado, o facto da audição dos patudos ser bem melhor que a nossa, faz com que automaticamente nos sintamos em segurança, pois sabemos que se surgir alguma situação fora do normal, eles vão ser os primeiros a ouvir e a dar sinal. Por outro lado, ao dormir com o seu cão, sabe que se este precisar de alguma coisa ou se sentir mal, você vai rapidamente aperceber-se e assim poderá ajudá-lo.

  • Aumenta a felicidade do animal:

Para o seu patudo é muito prazeroso poder ter a sua companhia a dormir. Os cães são animais carentes por natureza e o facto de não terem de ficar sozinhos durante a noite, deixa-os automaticamente felizes… Além disso o que poderiam querer mais? Vão passar a noite, com a pessoa mais importante para eles… você!

Dormir com o seu melhor amigo tem fatores positivos e negativos. Saiba se deve dormir com o seu cão na cama e, caso decida não o fazer, veja algumas dicas para o ensinar o seu cão a dormir sozinho.

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply