Cão de raça: com ou sem LOP?

Um cão com LOP significa que este está inscrito no Livro de Origens Português. O termo LOP é o correspondente português ao termo pedigree. O registo de um cão neste Livro certifica a pertença a uma determinada raça, neste caso Portuguesa, através da confirmação e documentação da sua ascendência.

Ter LOP é uma mais-valia?

Possuir LOP não significa ter mais ou menos probabilidades de contrair doenças mais incidentes em algumas raças!

A única garantia ao ter LOP é que o cão é de raça pura. Por exemplo, se sempre quis ter um Pastor Alemão, dirigir-se a um criador que assegure o LOP é uma forma de ter o cão com que sempre sonhou. Com características específicas, algo que se pode perder quando os progenitores não são de raça pura.

Outra vantagem de ter LOP pode ser a possibilidade de participar em concursos que o exijam.

Deve ser um requisito quando procuro um cão?

Existem outras características que devem ser valorizadas quando procura um cão. O seu porte, por exemplo. Pode ter muita influência no dia-a-dia, dependendo se vive num apartamento, se tem terreno disponível e se falamos de um pequeno espaço ou de algo mais amplo. Os cuidados específicos desse cão, seja pela etapa de vida, raça ou doença subjacente, por exemplo. O estilo de vida dos tutores, que deve estar de acordo com as necessidades do cão. E outros aspetos que sejam relevantes para esta seleção.

Certa só a capacidade inigualável de nos fazerem sentir os seres mais felizes à face da Terra pelo privilégio de dispormos da sua companhia, independentemente do LOP.

E se não tiver LOP?

Não ter LOP não significa que esse cão não tenha características desejáveis ou que seja mais vulnerável em termos de saúde.

Na verdade, este cão pode ser bastante resistente pela combinação genética de vários fatores. Contudo, ao contrário do que acontece nos cães com LOP, não se sabe, à partida, quais são esses fatores.

Catarina Teixeira

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply