Fogos de artifício e foguetes são uma forma divertida e emocionante de celebrar feriados como o Ano Novo mas e qual a reação dos cães e fogo de artifício? Para os cães os barulhos e as luzes intermitentes não são assim tão divertidas.
Sabia que o número de cães que foge de casa aumenta quando há festividades que envolvem foguetes ou fogo de artifício? Os cães e os foguetes não são bons amigos e, é também por isso, que é muito importante colocar um microchip no cão e mantê-lo sempre com uma identificação na coleira.
Em seguida algumas razões pelas quais os cães e o fogo de artifício não têm uma boa relação.
4 razões pelas quais os cães têm medo do fogo de artifício
1. O barulho alto dos foguetes ressoa nos ouvidos dos cães muito mais alto do que nos dos humanos. Os cães têm um sentido auditivo mais agudo do que os humanos. Este ruído excessivo é um sinal de alarme para eles.
2. Os cães não conhecem dias comemorativos e para eles a Passagem de Ano é apenas mais uma noite nas suas vidas. Ao contrário dos humanos, os cães são apanhados de surpresa pelo fogo de artifício. Assustam-se porque estes momentos não fazem parte da sua vida quotidiana.
3. As duas razões acima (ruído e imprevisibilidade) significam que os cães percebem os foguetes como uma ameaça. Essa ameaça desencadeia uma luta ou exige uma resposta defensiva. Por este motivo, é normal que os cães com o medo comecem a ofegar, a ficar inquietos e a chorar.
4. No momento em que os petardos disparam, os cães sentem-se encurralados porque não podem fugir do barulho, uma vez que este é ouvido em toda a casa.
Como acalmar um cão assustado por foguetes e fogo de artifício
Planear com antecedência
Antes de começar a época dos fogos de artifício, ensine o seu cão a localizar o seu lugar seguro. Este lugar deve ser uma zona calma num espaço calmo da casa, onde o seu cão se sinta em controlo. É muito importante que não interfira com as atividades do seu cão quando ele estiver na sua zona segura.
Treine o seu cão para associar este lugar a experiências positivas. Por exemplo, pode deixar lá os seus brinquedos preferidos, um cobertor, ou dar-lhe os seus snacks favoritos. Quando estiver calmo, ele aprenderá que este lugar seguro é para onde pode ir quando se sentir em perigo, em vez de tentar fugir.
Quando o fogo de artifício começar, muito provavelmente o seu cão optará por ir para este lugar, onde sabe que ninguém lhe fará mal. Estará mais apto a lidar com o momento. É importante que o seu cão tenha sempre acesso a este local seguro, mesmo quando o resto da família não se encontra em casa.
No momento dos foguetes:
Feche as janelas e cortinas para abafar o som e escurecer o ambiente para que o seu cão não consiga ver os flashes lá fora.
Se possível, coloque música calma ou ligue a televisão para mascarar o som do fogo de artifício. Pode também tentar distraí-lo com um brinquedo para que ele associe o momento à diversão.
Truques para que o seu cão não tenha medo de fogo de artifício
Reproduza de foguetes e outros sons fortes, a um volume baixo, enquanto brinca com o seu cão. Dê-lhe recompensas, como snacks ou comida Barkyn, são uma boa opção. Com o tempo, aumente o volume durante estas sessões de brincadeira. Pouco a pouco, o seu cão vai aprender a associar esses sons a momentos felizes e divertidos.
Nem todos os cães têm medo de fogo de artifício e é importante saber que você, como dono, desempenha um papel fundamental neste tipo de medo. Faça o seu melhor para manter o seu cão calmo. Lembre-se que a primeira coisa a fazer é manter-se tranquilo e fazê-lo sentir-se seguro .
Se leu este texto até ao fim, compreende agora a verdadeira razão do medo dos cães em relação ao fogo de artifício e já está apto para ajudar, da melhor maneira, o seu animal de estimação.