Sim, precisam!
Os cães com orelhas grandes, tais como, os Cocker Spaniel, Basset Hound, Bloodhound, Cavalier King Charles, entre outros, estão mais predispostos a otites (aprenda mais sobre esta doença aqui). O facto de terem as orelhas comprimidas, interfere com a ventilação do canal auricular, que fica mais tapado, o que pode propiciar o crescimento de bactérias e fungos.
Quais os principais cuidados a ter?
- Lavagem regular dos ouvidos
Deve realizar limpezas regulares de ouvido no seu patudo para evitar a acumulação de sujidade. Esta rotina deve ser implementada desde cedo, para que o seu cachorro tolere bem as limpezas. É ideal utilizar a técnica do reforço positivo, ou seja, oferecer um snack ou grãos da ração favorita ao seu cão sempre que aceite bem as limpezas auriculares. Deve ser utilizado um produto adequado para este fim. A limpeza deve ser feita uma vez por semana ou sempre que o seu patudo molhe as orelhas.
- Prevenir que as orelhas fiquem húmidas e sujas
A limpeza do pavilhão auricular (orelha) é tão importante como a dos ouvidos. Os patudos com orelhas compridas, tendem a suja-las mais porque estas muitas vezes, roçam no chão ou noutros locais, como na sua tijela da água. É importante que esteja atento e faça uma limpeza sempre que note as orelhas sujas e/ou húmidas.
- Cortar os pelos do pavilhão auricular
O corte dos pelos do pavilhão auricular é recomendado nestes patudos com orelhas comprimidas e com historia de otites recorrentes. A acumulação do pelo limita a ventilação do canal auricular, facilitando a ocorrência de otites. O corte dos pelos deve ser realizado por um profissional de forma a evitar lesões no pavilhão auricular.
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.