Num dia quente de verão nada nos sabe melhor que fruta fresca como o ananás, mas será que os cães podem comer ananás?
Os cães podem comer ananás?
Sim! O ananás pode ser oferecido as cães, embora com alguns cuidados.
E ananás enlatado?
No caso de ananás enlatado, é possível que alguns nutrientes e enzimas se encontrem reduzidos ou tenham sido eliminados pelo processo de acondicionamento. E normalmente a calda é muito açucarada. Tal como para nós, humanos, é preferível tudo o que é natural!
Quais os benefícios do consumo de ananás?
O ananás cru é rico em vitamina C, vitamina B6 e folatos, bem como em minerais, como o potássio e o ferro e pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Isto faz com que seja um fruto muito nutritivo para tutores e patudos! Tem um papel relevante ao nível do sistema imunitário e digestivo, e uma pequena componente anti-inflamatória.
Veja aqui outras frutas que os cães podem comer.
O que deve ter em consideração para o seu cão comer ananás?
O ananás deve ser descascado e cortado em pedacinhos antes de oferecido ao seu melhor amigo. Como qualquer alimento, deve estar atento/a a efeitos adversos que possam surgir, como diarreia, indicativo de que pode haver uma reação de intolerância.
Qual a quantidade de ananás que os cães podem comer?
O ananás é bastante rico em fibra, sobretudo na região central mais branca. Para além disto, contém cerca de 10% em açúcar natural. Isto significa que os cães podem comer ananás com moderação, em pequenas quantidades e nunca mais de um décimo do aporte calórico diário.
Cuidados a ter com a dieta do seu cão
O ananás é uma óptima sugestão para um snack nos dias mais quentes, com 82% da sua constituição em água! Pode também oferecer peças congeladas para mais tempo de entretenimento! Contudo, a dieta do seu patudo deve ter por base ração adaptada às suas necessidades, preferencialmente com ingredientes naturais.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Cátia Frade
Médica Veterinária