Os cães podem comer atum enlatado?

A resposta a esta questão é complexa. Os cães podem comer atum enlatado, mas nem todas as formulações. Além disso as porções devem ser pequenas e não devem comer de forma regular.

Quais as vantagens do consumo de atum?

O atum, sendo um peixe gordo, é um alimento interessante para os cães. O atum é rico em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6. É por isso excelente para a saúde da pele e do pelo e também cardiovascular. Veja quais os peixes benéficos na alimentação do seu cão.

Mas afinal os cães podem comer atum enlatado de que tipo?

As formas mais comuns de ver atum enlatado são em água, em azeite e em óleo. O atum em óleo ou em azeite pode tornar-se perigoso devido a estes componentes estarem em grande quantidade. Em contrapartida, o atum em água é mais natural. No entanto, deve estar atento à quantidade de sal, principalmente ao que possa ter sido adicionado. O sal em excesso é prejudicial à saúde dos nossos melhores amigos.

Como dar o atum enlatado ao meu cão?

Se estivéssemos a pensar no atum fresco os conselhos são os básicos: cozer apenas em água, eliminar as espinhas e dar uma porção pequena ao seu cão. O atum fresco, sem qualquer tipo de cozedura, não deve mesmo ser dado ao seu cão. Os principais perigos são os parasitas que podem existir. Já enlatado será diferente, uma vez que o atum está pronto a comer.

No atum enlatado em água deve escorrer a água em excesso e pode dar apenas uma pequena porção ao seu cão.

Os cães podem comer atum enlatado: mas que quantidade posso dar ao meu cão?

A base da alimentação do seu cão deve ser uma ração equilibrada e ajustada à fase de vida. Se o seu cão faz já uma ração premium, certamente nos seus ingredientes encontrará peixes como o atum ou com características semelhantes. Isto faz com que o atum seja considerado um extra à alimentação diária e que não deve ser dado todos os dias.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

A regra dos extras é sempre a mesma: a sua ingestão deve ser no máximo de 10% da ingestão calórica diária do seu cão. Assim imagine um cão de 10Kg, basta um pedacinho que cabe num garfo. Até porque devemos considerar que todos os dias damos biscoitinhos que entram também nestes extras.

Posso dar atum enlatado diariamente ao meu cão?

A ingestão não deve acontecer mais do que uma vez por semana e não deve ser regular.

Certamente já terá ouvido falar da quantidade de mercúrio presente em alguns peixes e como pode ser prejudicial à saúde. No atum pode haver de facto mercúrio e daí as porções que pode dar ao seu cão serem pequenas e de forma esporádica. Os níveis de mercúrio têm sido até uma preocupação relativamente às rações.

Se souber da ingestão acidental de uma grande quantidade de atum fale de imediato com o Médico Veterinário.

Joana Silva

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags: