É uma fruta deliciosa e muito apreciada, tanto ao natural como em receitas. Será que os cães podem comer cerejas?
A resposta é não! As cerejas são tóxicas para os cães.
A casca e a semente das cerejas contêm cianeto, que é tóxico e potencialmente fatal se consumido em quantidades suficientes.
O cianeto pode provocar sinais de intoxicação como vómitos, diarreia, aumento da salivação ou dificuldades em respirar. A gravidade dos sintomas estará relacionada com a quantidade de cerejas ingerida.
Os pés das cerejas, para além da presença do cianeto, podem também causar problemas intestinais como obstrução.
Então e os cães podem comer cerejas em calda?
Mesmo a polpa da cereja, que já não tem pele nem caroço, pode conter vestígios de cianeto. E no caso das cerejas em calda, estão repletas de açúcar, que não sendo tóxico, não é, de todo, saudável. Este contribui para o aumento de peso, diabetes ou problemas cardíacos.
É, por isso, preferível guardar as cerejas para si e optar por outras frutas ou snacks adequados para o seu cão. Não se esqueça ainda que a base da alimentação do seu cão deve ser uma ração equilibrada e ajustada à fase de vida.
O que fazer se o seu cão comer cerejas?
Imprevistos acontecem, e se o seu patudo apanhar uma cereja, não entre em pânico. Essa quantidade não será suficiente para levar a uma intoxicação por cianeto. Mas tenha atenção aos cães mais pequenos, pois terão maior probabilidade de sofrer problemas intestinais se tiverem ingerido o pé da cereja também.
Por outro lado, se “desapareceram” mais cerejas, esteja atento a sintomas como dificuldade respiratória, mucosas vermelhas e pupilas dilatadas e contacte o seu médico veterinário assistente.
Agora que já sabe porque é que os cães não podem comer cerejas, lembre-se também que antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu cão, é importante consultar um Médico Veterinário.
Joana Almeida
Médica Veterinária