Embora existam diversas frutas deliciosas e benéficas para os humanos, nem todas podem ser partilhadas com o seu cão. Será que os cães podem comer dióspiro?
Os cães podem comer dióspiro?
Sim, os cães podem comer dióspiro, mas apenas a polpa. As sementes e o pé podem causar problemas gastrointestinais.
Benefícios do dióspiro para os cães
O diospiro é saudável e seguro para os cães. Mas devido ao seu alto teor calórico, deve ser dado apenas ocasionalmente como snack.
- Alto teor de fibra que promove a saciedade e regulação gastrointestinal
- Baixo teor em gordura, ajuda no controlo do peso
- Propriedades antioxidantes ajudam na defesa do organismo
- Vitaminas A, B e D, melhoram o sistema imune, ajudam no metabolismo e reforçam a estrutura óssea
Cuidados a ter
Tal como as frutas cítricas como laranja e a tangerina, o dióspiro pode levar a irritação do estômago devido à acidez. É melhor evitar, caso o seu cão seja mais sensível. Pode optar por snacks destinados a cães ou outras frutas mais “suaves”.
Enquanto a polpa do dióspiro é segura para os cães comerem, as sementes e o pé não são, podendo causar obstruções intestinais.
Felizmente é difícil de encontrar sementes nas variedades de dióspiro à venda em Portugal. Ainda assim, confirme que as retira (assim como o pé) antes de dar dióspiro ao seu cão.
Agora que já sabe que os cães podem comer dióspiro, lembre-se também que antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu cão, é importante consultar um Médico Veterinário.
A dieta dos patudos deve ter por base uma ração adaptada às suas necessidades e todos os “extras” devem ser quantificados, para não excederem 10% das calorias ingeridas diariamente.
Joana Almeida
Médica Veterinária