Os cães podem comer ervilhas?

A ervilha é considerada um alimento funcional com várias propriedades nutritivas. É uma fonte de de hidratos de carbono, apresenta baixo índice glicémico e é fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais. Mas será que os cães podem comer ervilhas?

Os cães podem comer ervilhas?

Sim! Aliás, as ervilhas já integram muitas rações formuladas especialmente para cães.

Quais os benefícios das ervilhas para os cães?

  • Ricas em macro e micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Destacam-se as vitaminas E e do complexo B, que atuam como antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento precoce. 
  • Têm vitamina K, uma substância fundamental nos processos de coagulação do sangue e metabolização de proteínas.
  • Contêm potássio, importante para a condução do impulso nervoso, no transporte de moléculas pela célula e no equilíbrio ácido-base do corpo.
  • Têm cálcio e magnésio, que participam em variados processos metabólicos.

Qual a quantidade de ervilha que os cães podem comer?

Os cães podem comer ervilha como parte de uma dieta caseira balanceada (prescrita pelo seu Médico Veterinário) e como petisco ou snack.

Deve sempre consultar o Médico Veterinário antes de introduzir algo novo à dieta habitual do seu patudo.

As quantidades que o seu cão pode comer devem ser recomendadas pelo profissional de saúde, relembrando que os “extras” não podem exceder os 10% das calorias ingeridas/dia.

Como preparar a ervilha para o seu cão?

Os cães devem comer as ervilhas sempre cozidas, em água ou vapor. O tempo de cozedura não deverá ultrapassar os cinco minutos, pois a exposição excessiva ao calor pode levar à perda de nutrientes importantes. 

Cuidados a ter com a dieta do seu cão

A dieta dos cães deve ser equilibrada e de boa qualidade. Recomenda-se uma ração premium como base, podendo sempre mimá-los com snacks saudáveis. Algumas frutas, se preparadas com cuidado, são ótimas opções. Consulte aqui quais as frutas que os cães podem comer.

Helena Ferreira

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags: