Os cães são os reis da chantagem emocional quando têm interesse. Claro que uma bela fatia de fiambre, apetitosa e cheirosa, não lhes é indiferente! Certamente já se sentiu “obrigado” a partilhar com o seu melhor amigo um bocadinho do seu lanche, mesmo não tendo a certeza se os cães podem comer fiambre.
Mas será que os cães podem comer fiambre?
A resposta não é linear. Na verdade, o fiambre não pertence à lista de alimentos tóxicos para os cães, contudo o seu consumo deve ser esporádico.
Quais os problemas associados ao consumo de fiambre?
- É uma fonte de proteína, mas não a melhor!
- Rico em sal, por isso desaconselha-se o seu consumo com regularidade. O sal é tóxico para os cães, sendo responsável por distúrbios gastrointestinais (vómito e diarreia), aumento do consumo de água e da produção de urina, falência renal, convulsões e nos casos mais graves, morte.
- Elevado teor em gordura que pode desencadear pancreatite, alterações digestivas, excesso de peso e/ou obesidade. Consulte neste artigo os problemas de saúde que estão relacionados com obesidade canina.
Qual a quantidade de fiambre que os cães podem comer?
Nos animais que não gostam de tomar medicação, o fiambre pode ser um grande aliado! Uma pequena porção poderá envolver o comprimido para que passe despercebido ao paladar do seu melhor amigo.
Fora essas situações de “força maior” deve evitar-se ao máximo partilhar este alimento com os cães!
Cuidados a ter com a dieta do seu cão
Existem diversas opções disponíveis para garantir que a alimentação do seu cão é de boa qualidade… seja ração personalizada para cães ou alimentação caseira orientada por um Médico Veterinário Nutricionista. Por isso, mantenha-se longe da tentação de partilhar alimentos pouco saudáveis ou proibidos!
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Utilize snacks deliciosos para mimar o seu cão. Além dos formulados especialmente para cães, pode sempre improvisar com vegetais, frutas ou biscoitos caseiros. Ele vai adorar! 🙂
Lembre-se de respeitar a regra dos 10%, para que os snacks não ultrapassem essa quantidade de calorias diárias.
Ana Matias
Médica Veterinária