Os cães podem comer gelado?

Os gelados são refrescantes e doces e fazem as delícias das tardes de Verão. Os cães também têm necessidade de se refrescarem nesta época do ano e não ficam indiferentes na presença de um gelado. Fique a saber se os cães podem comer gelado.

Será que os cães podem comer gelado?

A resposta a esta questão não é linear. Os cães podem comer gelado sim, mas não qualquer um.

Os gelados para consumo humano estão repletos de ingredientes tóxicos ou nocivos para os patudos. Chocolate, açúcar, leite e corantes, são alguns exemplos.

Por isso, os gelados estão proibidos para cães, exceto os especialmente formulados para a espécie canina. Outra opção é serem confeccionados por si.

Se não encontrar gelados para cães nas gelatarias, pode sempre prepará-los em casa. Existem receitas simples, divertidas e rápidas!

O importante é utilizar ingredientes que possam ser ingeridos pelo seu patudo com segurança.

Pode até optar por fazer gelado com frutas para o seu melhor amigo. No entanto, nem todas as frutas podem ser ingeridas!

Benefício do gelado para os cães

O gelado para cães (desde feito com os ingredientes certos) pode ter alguns benefícios.

Em dias de muito calor, pode ser agradável para o seu patudo lamber um geladinho para se refrescar, ao mesmo tempo que o ajuda a manter-se hidratado.

Também, os cachorros, quando estão a trocar os dentinhos e têm as gengivas inflamadas, podem beneficiar do efeito calmante do gelado na sua boca.

Riscos do gelado

Como já referimos, se feito com ingredientes que não são apropriados para os patudos, os gelados podem causar alterações gastrointestinais e até intoxicações.

Assim, muito cuidado na escolha do gelado e dos ingredientes.

Qual a quantidade de gelado que podem comer?

É importante relembrar que a base da alimentação do seu patudo deve ser um alimento premium para cães adequado e personalizado de acordo com as suas necessidades. Os gelados para o seu cão devem ser oferecidos pontualmente e preparados com ingredientes que não provoquem danos à sua saúde!

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply