Os cães podem comer grão?

Sim, os cães podem comer grão de bico. Contudo, deve ser dado com moderação. Esta leguminosa é de difícil digestão e pode levar a problemas gastrointestinais em cães mais sensíveis.

Benefícios do grão para os cães 

Para além de rico em proteína e fibra, que ajudam a promover a saciedade, o grão de bico possui várias vitaminas e minerais benéficos para o seu cão:

  • Vitamina A – ajuda na visão
  • Vitaminas do Complexo B – essenciais a várias funções metabólicas do organismo
  • Vitamina C – forte poder antioxidante
  • Potássio (e baixo teor de Sódio) – melhora a função cardíaca 
  • Magnésio – importante para os ossos e coração 

Os hidratos de carbono complexos libertam energia lentamente, o que promove um nível controlado de açúcar no sangue. Ajuda assim no controlo do peso e na prevenção de diabetes.

A colina reduz a inflamação crónica e melhora a função cognitiva, uma excelente ajuda para cães séniores.

Quando não devemos dar grão?

Se o seu cão tem sensibilidade digestiva, o grão não será uma boa opção. Alguns dos hidratos de carbono presentes no grão são de digestão mais difícil, podendo levar a flatulência, diarreia ou vómitos. Nestes casos, é preferível dar-lhe outros extras ou apenas snacks adequados para cães.

Como podemos dar o grão?

Na primeira vez que der grão ao seu cão, deve fazê-lo em pequenas doses (2 ou 3 grãos) e avaliar a sua reação. Se não houver desconforto abdominal, pode, na vez seguinte, dar um pouco mais.

O grão deve ser fornecido cozido e sem temperos. Guarde o humos para si! A consistência deve ser mole para evitar aspiração e engasgamento.

Cuidado também com o grão enlatado. O líquido presente tem um alto teor de sódio, e, por isso, o grão deve ser bem lavado para retirar o excesso de sal.

Se o seu cão come uma comida equilibrada não há necessidade de suplementação. Assim, o grão deve ser dado apenas como snack pontual e não como rotina.

Agora que já sabe que os cães podem comer grão, lembre-se que antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu cão, é importante consultar um Médico Veterinário.

Joana Almeida

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags: