Quando se ouve falar em marisco, cresce logo água na boca! É verdade que para nós humanos. o marisco é um iguaria apreciada e nutritiva e, como bons tutores queremos partilhar este saboroso petisco. Mas será que os cães podem comer marisco?
Será que os cães podem comer marisco?
SIM! No entanto, com muitos cuidados! O seu consumo não é livre de regras.
O marisco inclui várias espécies como camarão, amêijoas, caranguejo, lagosta e ostras.
Quais os benefícios?
Além de delicioso, todo o marisco tem propriedades benéficas e nutritivas. Por exemplo, o camarão é rico em vitaminas do complexo B, D e E, glucosamina (condroprotetor), ácidos gordos ómega 3 e 6. Todos estes componentes ajudam a fortalecer articulações e a prevenir doenças neurológicas e cardiovasculares.
Que quantidade de marisco pode oferecer?
É importante que seja oferecido em pequenas quantidades como um extra, por exemplo como a fruta, e não substituí a necessidade de uma alimentação completa e equilibrada.
Lembre-se que deve aconselhar-se com o seu Médico Veterinário antes de oferecer algo fora da dieta habitual do seu cão!
Como preparar o marisco?
Deve sempre retirar a casca, garras e cabeça. Depois deve ser cozinhado sem sal ou outros temperos. Além disso, é importante verificar se é fresco ou se está em bom estado de conservação.
Que precauções deve ter?
Como todos os alimentos novos, o marisco por muito nutritivo que seja pode provocar uma reação alérgica a qualquer animal. Pode ser responsável por alterações de pele, gastrointestinais ou mesmo mais graves como o angioedema.
Filipa Pinheiro
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.