Os cães podem comer mirtilos?

Os mirtilos são considerados super-alimentos e já são conhecidos os benefícios do seu consumo para os humanos. Mas será que os cães podem comer mirtilos?

Os cães podem comer mirtilos?

Sim! Os benefícios do seu consumo são tantos, que algumas rações já os têm na sua constituição, incluindo a nossa comida Barkyn.

Que cuidados antes de oferecer mirtilos?

Não precisa normalmente de cortar esta fruta, mas atenção ao risco de engasgo nos patudos mais pequenos! Não se esqueça também de lavar sempre a fruta, pelo risco de conter pesticidas ou sujidade na casca. 

Quais as vantagens do consumo de mirtilos?

  • Ricos em vitaminas A, C e K: são importantes não só no desenvolvimento do sistema imunitário, mas também na manutenção da saúde da pele, ossos e músculos.
  • Minerais (cálcio, fósforo, magnésio e potássio): suportam o crescimento dos ossos.
  • Anti-oxidantes: reduzem a destruição celular, tendo ação anti-inflamatória e anti-envelhecimento.
  • Antocianinas: são as responsáveis pela cor azul dos mirtilos e funcionam como anti-oxidante, reduzindo o risco de de doença cardíaca, artrite, tumores e diabetes.
  • Fitoquímicos: reduzem inflamação em patologias crónicas e a probabilidade de desenvolvimento tumoral.

Como é que os cães podem comer mirtilos?

É um óptimo snack baixo em calorias, para oferecer fresco ou congelado em dias de maior calor! Limite, no entanto, até 10% da quantidade diária de aporte calórico, de forma a manter uma dieta equilibrada.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Cátia Frade

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags: