A resposta é sim! A pera é um fruto bastante saudável e não apresenta perigos para o seu cão desde que respeite as quantidades. Os cães podem comer pera, mas isto não significa que possa dar uma inteira ou que deva oferecê-la diariamente.
Como a maioria dos frutos, a pera é rica em fibra e em água. Na sua constituição não faltam as vitaminas do complexo B como a tiamina, o ácido fólico, a niacina e C. É rica em ferro, magnésio e potássio. Torna-se assim um alimento equilibrado, hidratante e excelente fonte de nutrientes.
Como dar pera ao meu cão?
- Deve antes de mais preparar o fruto como se fosse comer também: lavar bem é muito importante
- Deve retirar os caroços/sementes e nunca os oferecer ao seu cão uma vez que podem ser perigosos por terem cianeto na sua composição e constituírem risco de obstrução intestinal
- Pode dar pera com ou sem casca
- Deve partir a fruta em pequenas porções, como cubos
Qual a quantidade de pera que posso dar ao meu cão?
A regra dos “extras” é sempre: a sua ingestão nunca deve ultrapassar 10% da ingestão diária calórica. Se pensarmos em quadrados de fruta como aparecem nas saladas de fruta, pode dar por exemplo a um cão de 10kg dois cubos por dia.
Apesar de ser um snack delicioso, ajudar na hidratação, no trãnsito gastrointestinal e na disponibilidade de nutrientes, a base da alimentação deve ser uma ração equilibrada e ajustada à fase de vida. Os cães podem comer pera, mas se o seu cão está a comer uma ração de qualidade, certamente já inclui frutas na sua composição pelo que basta dar pera duas a três vezes por semana. Funciona como extra e não como algo essencial.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Pode consultar outras frutas que pode dar ao seu cão e as que são mais perigosas. Outro exemplo de snacks e extras são biscoitos formulados para cães. Informe-se com o Médico Veterinário se pensar num extra diferente dos mencionados.
Joana Silva
Médica Veterinária