Com o tempo frio e húmido é natural que fiquemos constipados. Mas será que o seu patudo também fica constipado?
Um cão pode ficar constipado?
Sim! Uma constipação consiste numa infeção das vias respiratórias superiores. Geralmente tem origem vírica. Pode surgir após um passeio à chuva, um banho em que o animal não é bem seco ou ainda devido a correntes de ar. Trata-se normalmente de uma condição auto-limitante e com um curso rápido.
Em animais mais jovens, cachorros e cães séniores, uma vez que o seu sistema imunitário é mais frágil, os cuidados devem ser redobrados. É certo que podem não conseguir recuperar sozinhos, havendo necessidade de consultar o Médico Veterinário.
Quais os sintomas de um cão constipado?
- Espirros
- Corrimento nasal seroso
- Corrimento ocular seroso
- Prostração
Se o seu animal perder o apetite, ficar muito prostrado ou exibir sinais mais graves deverá dirigir-se rapidamente ao seu Médico Veterinário habitual.
Que cuidados ter com um animal constipado?
- Manter o animal num local quente e seco, com uma temperatura estável, mas sem exposição a fontes de calor muito intensas.
- Garantir que bebe água e se alimenta o suficiente. Se notar que ele tem alguma secreção nasal e, por isso, dificuldade em sentir o cheiro do alimento, pode juntar um pouco de água morna à ração para ativar o odor;
- Em casos de secreção nasal, as vaporizações com eucalipto podem também ajudar a desobstruir as vias áreas e ajudar a respirar melhor.
Com estes cuidados é suposto ver uma rápida evolução e melhorias óbvias. Se não for o caso, deve procurar ajuda médica. Algumas condições que, inicialmente, eram simples e pouco graves, podem evoluir para situações mais graves, inclusivamente para pneumonia.
Para evitar que o seu animal se constipe proteja-o sempre que estiver mais frio! Não se esqueça de o secar, caso se molhe num passeio e garanta que tem um lugar quente e confortável para dormir.
A alimentação de boa qualidade é chave essencial para garantir um bom estado de saúde 🙂
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.