Tenho um cão e estou grávida. Será que ele vai aceitar?

Devo treinar o meu cão antes da chegada do bebé?

Inicialmente é bastante importante que o cão saiba responder a alguns comandos básicos como o “senta”, “fica”, “deita”, etc. Estes comandos vão ser bastante importantes quando o bebé chegar a casa e por isso devem ser ensinados previamente. Caso o cão não os saiba no momento em que descobre que está grávida ou caso este tenha algum tipo de comportamento indesejado, deve nessa altura recorrer a ajuda especializada (ex: consulta veterinária de comportamento, aulas de educação canina, treinador individual, etc).

Como preparar o meu cão para a alteração de rotinas?

O momento da chegada do bebé vai implicar uma mudança muito grande de rotinas familiares. Nos meses que antecedem a sua chegada deve ir aos poucos mudando as rotinas do cão de forma a tentar aproximar-se daquilo que serão as rotinas após a chegada do bebé. Um exemplo: provavelmente não vai conseguir passear o cão sempre à hora do costume quando o bebé nascer. Por isso, nos últimos meses de gravidez pode tentar variar mais as horas de passeio, de forma a que o cão não estranhe a provável irregularidade de horários. Também se aplica aos horários de alimentação, de brincadeira, etc.

Como preparar o cão para os novos estímulos?

Quando o bebé nascer o cão vai ser exposto a muitos estímulos sensoriais diferentes:

  • Som do choro;
  • Cheiro de produtos utilizados no bebé;
  • Alterações na organização da casa;
  • Presença de novos objetos e brinquedos;

Uma forma de adaptar o cão aos novos estímulos, será introduzir algumas destas novidades antes do nascimento do bebé:

  • Pode assim começar a usar alguns dos produtos que vai utilizar no bebé, como cremes, loções, de forma a que o cão se habitue ao cheiro dos novos produtos e, consequentemente, ao cheiro do bebé;
  • Pode também procurar por gravações de bebés a chorar e permitir que o cão ouça estas gravações (principalmente se o cão nunca contactou com bebés) e associar este som a uma experiência positiva, dando por exemplo ao cão festas, biscoitos e grãos de ração;
  • Ir colocando em casa os objetos que vão estar presentes na chegada do bebé, como berço, carrinho, alcofa, etc, assim como possíveis alterações da organização da casa, para que o cão se habitue previamente à presença dos novos objetos.

O que deve ser feito após o nascimento do bebé?

Quando o bebé nascer, ainda antes de sair da maternidade, deve deixar que o cão cheire uma peça de roupa ou cobertor que esteve em contacto direto com o bebé, para que tenha um primeiro contacto com o novo cheiro. Antes da chegada do bebé a casa, uma boa estratégia é passear e brincar com o cão, de forma a que este gaste energia e esteja mais calmo quando o bebé chegar. Pode mesmo aproveitar esse momento que o cão está fora, para se instalar calmamente com o bebé em casa. Deve deixar que o cão cheire o bebé, sempre de forma controlada e calma, nunca deixando o cão e bebé sozinhos em nenhum momento. Sempre que o cão se comporte da forma desejada na presença do bebé deve ser recompensado (reforço positivo) e não devem ser postos de parte alguns momentos de brincadeira e atenção exclusiva para o cão, de forma a que este sinta que continua a ser importante e a fazer parte da família.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply