O meu cão tem excesso de remela. Poderá ter alguma doença?

O que são remelas?

Tal como no ser humano, as remelas resultam de uma acumulação de lágrimas que secaram, juntamente com outros detritos. É natural que note a presença de remelas de manhã porque a a sua acumulação é mais propícia durante a noite. Estas remelas devem ser facilmente limpas com uma compressa e soro fisiológico.

Pode ser um sinal de alarme, se verificar a presença de remelas várias vezes ao longo do dia, principalmente, se forem acompanhadas de outros sintomas como desconforto ou comichão ocular.

Quais são as principais causas?

  • Conjuntivite

Diz respeito a uma inflamação da conjuntiva que é a camada que contacta com o globo ocular, que está por dentro das pálpebras.

  • Queratoconjuntivite seca (KCS)

A KCS é uma doença inflamatória que leva a uma diminuição da produção de lágrimas devido à destruição imunomediada das glândulas lacrimais. Existem raças predispostas, nomeadamente, Cavalier King Charles, Bulldog Inglês, Shi Tzu, West Highland Terrier, entre outros.

  • Alergias

As alergias podem manifestar-se de várias formas, e, uma delas, é através do aumento do corrimento ocular.

  • Lágrimas Ácidas

Leia tudo sobre lágrimas acidas neste artigo.

Tem tratamento?

Em primeiro lugar, é fundamental determinar a causa do aumento da remela no seu patudo. Para isso, uma consulta com o médico veterinário será imprescindível. Pode ser necessária a realização de alguns testes para se obter um diagnóstico definitivo. Após se averiguar a causa, o médico veterinário irá decidir qual o melhor tratamento que poderá passar pela colocação de colírios, limpeza ocular com produtos específicos ou até mesmo mudança da alimentação.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply