O meu cão tem tártaro: 3 dicas para ajudar a diminuir este problema

O que é o tártaro?

O tártaro é uma acumulação de bactérias e minerais, de cor branca ou acastanhada, em redor dos dentes e da gengiva. Os cães estão mais predispostos à acumulação de tártaro, comparativamente ao Homem, devido ao pH da sua cavidade oral ser mais alcalino. As raças nas quais este problema é mais frequente são geralmente as raças miniatura/pequenas, nomeadamente, Yorkshire Terrier, Chiuauhua, Bichon Maltes, Cavalier King Charles, entre outros.

Três dicas para ajudar a diminuir este problema:

  • Escovagem

A escovagem diária dos dentes é um hábito que deve ser implementado desde cedo para que o cachorro em adulto tolere este procedimento. Para aqueles patudos que não permitem este tipo de manipulação, existem atualmente no mercado pastas dentífricas com ação enzimática  que atuam por contacto direto com o tártaro, sem ser necessária a escovagem.

  • Snacks

Ao contrário dos humanos, os animais não escovam os dentes regularmente, por isso precisam de uma ação abrasiva mecânica para desestabilizar e remover fisicamente o tártaro. Os biscoitos estimulam ainda a mastigação, o que por sua vez vai promover a secreção de saliva, que ajuda a remover os restos alimentares acumulados nos dentes. Escolha o snack que o seu patudo mais goste!

  • Alimentação de boa qualidade

Uma dieta de boa qualidade, com ração premium é fundamental para prevenir acumulação de tártaro e manter a saúde oral. A ração deve ser adaptada ao porte da raça, para que o tamanho do grão promova uma correta mastigação. Assim, reduz-se a acumulação de restos alimentares nos dentes.

Encontre aqui a ração personalizada para o seu cão.

  • Destartarização

Em casos graves, será necessário recorrer à destartarização para melhorar a saúde oral do seu cão. Este procedimento é realizado sob anestesia e consiste na limpeza de todos os dentes na face interna e externa bem como o polimento dos mesmos no sentido de atrasar o e aparecimento da placa do tártaro. Após a realização da destartarização, é essencial instituir hábitos de higiene dentaria regular, como a escovagem.

Em casa vá levantado o lábio do seu patudo para ir vigiando o aspeto dos dentes e das gengivas e, em caso de preocupação, deve contactar o seu Médico Veterinário. Boas escovagens!

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Comments

Leave a Reply