Os nossos cães são como membros da nossa família, e por isso exigem cuidados e atenção especiais. Quem tem um cão em casa, ativo e curioso, sabe o quão importante é manter o local seguro de forma a evitar acidentes. Assim sendo, preparamos 4 dicas para tornar a sua casa segura para o seu cão!
Como tornar a sua casa segura para o seu cão?
– Cuidado com os produtos de limpeza
Uma casa limpa e bem cheirosa é mesmo uma delícia! No entanto, se tem um cão, é preciso muita atenção ao utilizar produtos de limpeza como desinfetantes e inseticidas. Quando ingeridos, ou simplesmente em contato com a pele, podem provocar diversos problemas como dermatite de contato. Por esse motivo, devemos enxaguar sempre bem as superfícies, depois de higienizadas.
Outro cuidado que devemos ter, é no armazenamento dos produtos de limpeza. Mantenha-os sempre bem fechados e longe do alcance do seu cão, de preferência em armários ou prateleiras altas.
– Proteja o seu cão dos fios elétricos
Fios de eletrodomésticos e computadores, e até mesmo fios elétricos expostos, são um convite para uma brincadeira perigosa. Há um grande risco de, ao morder o fio, o seu cão rasgue a proteção externa e sofra um choque.
Para prevenir esses acidentes, mantenha os fios sempre organizados e fora do alcance do seu cão.
– Cada coisa no seu lugar
Sabe aqueles pequenos objetos que, às vezes, deixamos em qualquer canto da casa? Podem ser uns brincos, moedas, botões ou até mesmo umas meias. Eles constituem um risco se ingeridos, portanto o mais seguro para o seu cão, é manter sempre cada coisa no seu lugar e sempre fora do seu alcance.
Não são raros os casos de cães que sufocam ou se engasgam com pequenos objetos, fora os casos em que acabam mesmo por engoli-los, correndo o risco de perfuração ou obstrução ao longo do aparelho digestivo.
– Plantas seguras para o seu cão
Se tem um quintal, com certeza que o seu cão se diverte imenso nesse espaço. Mas, para que as brincadeiras não acabem mal, é preciso prestar atenção às plantas que estão ao alcance deles. Algumas plantas tóxicas para cães são: lírios, antúrios, azáleas e a estrela-do-Natal. Pode consultar mais exemplos de plantas tóxicas para cães aqui.
Plantas com espinhos também podem aleijar o seu cão, por isso evite-as ou fique atento quando ele estiver a brincar perto delas.
Nós somos os responsáveis máximos pela segurança dos nossos cães, manter a casa segura para o seu cão é da sua total responsabilidade. A grande maioria dos acidentes domésticos envolvendo cães podem ser evitados, se tivermos alguns cuidados básicos e atenção.
Cuide do seu melhor amigo com o mesmo amor e zelo que ele tem por si.
Ana Mota Ribeiro
Médica Veterinária de Animais de Companhia