Champô Seco em Cães

Nos nossos patudos, o banho pode ser incluído na sua rotina de higiene ou ser um complemento de um tratamento médico, como em casos de cães com alergias, por exemplo. Uma vez que nem todos os patudos são bons candidatos ao banho, seja por não o tolerarem (medo da água), ou por ser difícil para os seus tutores (cães de grande porte ou com o pelo muito comprido ou cerdoso), surgiram os champôs secos. A apresentação destes champôs pode ser em forma de mousse, spray ou pó, sendo que têm em comum o facto de não necessitarem de água para atuar.

Como devo usar o champô?

A forma de utilização pode variar entre as diferentes marcas, por isso, é muito importante que leia as instruções de utilização atentamente. Regra geral, o champô deve ser aplicado no pelo seco, na direção contraria ao crescimento do pelo, em movimentos circulares. Pode funcionar como uma merecida massagem para o seu melhor amigo! Após a aplicação do champô, deve permitir que o pelo seque de forma natural.

Quantas vezes devo usa-lo?

A frequência da utilização vai estar dependente da razão pela qual o seu cão necessita de banhos. Se o motivo for relacionado com a rotina de higiene, a frequência pode variar de 1 vez por semana, até uma vez por mês, de acordo com a necessidade. No caso dos banhos estarem incluídos num tratamento prescrito pelo médico veterinário, a frequência pode aumentar até 2 a 3 vezes por semana.

O meu cão pode ser alérgico?

Sim, uma reação alérgica pode ocorrer com qualquer produto aplicado na pêle do seu cão. Desta forma, deve aconselhar-se junto do seu médico veterinário relativamente ao champô seco que é mais adequado para o seu patudo.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply