O Pastor Alemão, é uma das raças favoritas dos portugueses. São conhecidos pela sua lealdade, inteligência e pelas suas orelhas eretas e pontiagudas.
Quando nascem, os cachorros, ainda não têm o ouvido externo e pavilhão auricular completamente desenvolvido.
O que é o pavilhão auricular?
É uma estrutura móvel que roda no seu eixo vertical através dos músculos da orelha. Permite localizar e recolher ondas sonoras, transmitindo-as à membrana timpânica. É composto por uma lâmina de cartilagem elástica – a cartilagem auricular. Esta é revestida por pele de ambos os lados.
Numa fase muito inicial do crescimento, a cartilagem da orelha do Pastor Alemão não é forte o suficiente para suportar o peso das suas orelhas grandes. Mas, à medida que crescem e se mantiverem uma alimentação adequada e ajustada às suas necessidades, desenvolvem cartilagem mais forte. Este processo dura cerca de 20 semanas.
Quando os cachorros terminam a fase de dentição, começa a ser visível o posicionamento das orelhas: deitadas ou eretas. É comum vermos as orelhas a assumir a posição ereta quando os chamamos ou estão muito felizes, e voltarem a ficar caídas, logo de seguida.
Em alguns cães, o processo demorará mais do que as 20 semanas.
No entanto, cada cachorro, mesmo que da mesma ninhada, tem um desenvolvimento ligeiramente diferente.
A partir dos 8, 9 meses de idade, a maioria dos casos assume a sua forma permanente.
Com que idade ficam em pé as orelhas de um Pastor Alemão?
As orelhas do patudo devem começar a adotar a posição vertical após os 5 meses de idade. Ficam permanentemente “em pé” a partir dos 8-9 meses.
Helena Ferreira
Médica veterinária