Como afastar o seu cão do balde do lixo

O olfato dos nossos cães está sempre a trabalhar e, como seres extremamente curiosos, nem sempre o interesse está somente na sua ração ou snacks favoritos. O caixote do lixo pode ser bastante apelativo e é preciso cuidado pois poderá tornar-se perigoso!

Perigos escondidos

O caixote do lixo das nossas casas contém diversos itens que podem ser prejudiciais para os cães, entre eles restos de comida que já não estão próprios para consumo e podem provocar distúrbios gastrointestinais, como vómitos e diarreia, se ingeridos pelos nossos cães. Além disso, especialmente em alturas festivas, podem conter também alimentos considerados tóxicos, como o chocolate, doces com xilitol e passas. É importante não esquecer que por vezes contêm vidros, ossos, medicamentos, etc.
Assim, este não é um local da casa que queremos que os nossos patudos explorem!
Vamos partilhar 4 dicas simples para atingir este objetivo e manter os nossos cães seguros!

Escolher caixotes do lixo com tampas com fecho “à prova de cão”

Os caixotes do lixo com tampas basculantes são incrivelmente fáceis de abrir para um cão determinado. Assim é importante dificultar ao máximo a abertura da tampa.

Colocar o caixote do lixo dentro de um móvel/despensa

Manter os caixotes dentro de um compartimento não só dificulta o acesso como diminui o cheiro, tornando-os menos aliciantes para os nossos cães.

Colocar pesos no fundo do caixote

Tornando o fundo do caixote mais pesado faz com que seja mais difícil tombá-lo e aceder ao conteúdo. Pode utilizar pedras ou sacos de areia, por exemplo.

Utilize fechaduras de segurança

Existem diversos dispositivos no mercado para evitar que as crianças abram determinadas gavetas ou portas de armários. Se o seu cão conseguiu contornar todas as dicas acima, talvez seja boa ideia instalar uma ou duas destas fechaduras no seu caixote do lixo.

Se o seu cão atacar frequentemente o caixote do lixo em casa, deve perguntar-se se ele estará aborrecido ou se sofrerá de ansiedade de separação.
No primeiro caso, deve oferecer brinquedos e desafios mentais adequados de modo a ocupar o cão de tal modo que ele nem se lembra de ir ao lixo.
No segundo caso, algumas dicas podem ser encontradas no nosso artigo, mas é uma questão para a qual poderá necessitar de apoio do seu Médico Veterinário assistente e/ou treinador qualificado, para ultrapassar.

Esperamos que estas dicas vos ajudem a ter épocas festivas mais descansadas e a manter os vossos cães afastados do caixote do lixo!

Boas festas!

Inês Carvalho
Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply