Limpar os olhos – como e quando?
Os olhos do seu patudo são frágeis e sensíveis, por isso, delicadeza é a palavra de ordem. Deve realizar limpezas oculares sempre que haja acumulação de detritos nos olhos do seu patudo (tais como remelas, exemplo). Para isso, o ideal será utilizar uma compressa e humedece-la com soro fisiológico. Tenha o cuidado de não esfregar a compressa no olho do seu cão, sob o risco de causar lesões na córnea. Opte por realizar movimentos suaves, desde desde o canto interno até ao canto externo do olho, para remover toda a sujidade no sentido oposto do olho. Repita o procedimento no olho contrário.
Deve habituar o seu patudo a estes limpezas desde pequeno, para que seja um procedimento de fácil execução, recorrendo, sempre que possível, ao reforço positivo. Pode mimar e recompensar o seu patudo com snacks ou a sua ração favorita!
Sinais de alarme
Sempre que verificar algumas destas alterações nos olhos do seu patudo, deve contactar o Médico Veterinário habitual, nomeadamente:
- olho vermelho
- pupilas com diferente tamanho (anisocoria)
- olho inchado
- um olho mais fechado do que outro (blefaroespasmo)
- secreção ocular persistente
- comichão ocular
Existem raças mais predispostas a problemas oculares, tais como os braquicéfalos. Com estes patudos, por exemplo Bulldog Francês, o cuidado deve ser redobrado!
Encontre aqui a melhor ração para o seu Bulldog Francês.
Se o seu cão tiver alguma patologia ocular, deve aconselhar-se junto do Médico Veterinário quais são os cuidados a ter nesse caso especifico.
Sara Alves
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.