Dar um nome ao seu novo cão é emocionante, mas ensiná-lo a responder a esse nome é igualmente importante. Embora possa parecer uma tarefa simples, ensinar o seu cão a reconhecer e a responder ao seu nome é o primeiro passo para um treino eficaz e bem-sucedido. O seu novo cão acabou de chegar a um ambiente completamente novo, onde tudo é desconhecido. Ele deixou para trás a companhia dos que conhecia, e talvez até o nome que tinha anteriormente. Ensinar o nome ao seu cão não apenas é divertido, mas também estabelece uma base sólida para um treino futuro.
O jogo do nome: como começar
A maneira mais fácil de ensinar o nome ao seu cão, é através do divertido “jogo do nome”. Esse exercício simples de treino é uma ótima forma de iniciar a comunicação com o seu cão e criar uma base para habilidades de treino mais avançadas.
Veja como jogar o jogo do nome:
- Diga o nome do seu cão num tom de voz alegre (apenas uma vez).
- Quando o cão olhar na direção do som, marque o momento com a palavra “Sim!” ou com um clique do clicker.
- Recompense-o com um snack, uma breve sessão de brincadeira ou com elogios e carinho.
- Repita, repita, repita.
Em ambientes com distrações ou se o cão não olhar para si imediatamente ao ouvir o nome, é necessário tornar o jogo mais interessante adicionando um passo extra ao treino.
Ensinar o nome ao seu cão: parte II
- Diga o nome do seu cão em um tom de voz alegre (apenas uma vez).
- Se o seu cão não olhar para si, não repita o nome. Em vez disso, faça alguns sons interessantes para chamar a atenção (assobios, sons engraçados, etc.).
- Marque o momento em que o cão olhar para si com a palavra “Sim!” ou com um clicker.
- Recompense-o com um snack, uma breve sessão de brincadeira ou com elogios e carinho.
- Repita, repita, repita.
Conforme pratica o jogo do nome, perceberá que o seu cão irá olhar para si com mais frequência, tanto durante as sessões de treino como sempre que ouvir o próprio nome. Ele está a aprender que a palavra engraçada que continua a repetir-lhe, é algo positivo.
Dicas adicionais para ensinar comandos básicos
Além de ensinar o nome ao seu cão, é importante ensinar-lhe outros comandos básicos. Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudar nesse processo:
1. Use reforço positivo
Recompense sempre o seu cão quando ele obedecer a um comando. Isso pode ser feito com snacks, brincadeiras ou elogios. O reforço positivo incentiva-o a continuar a aprender e a comportar-se corretamente.
2. Seja consistente
Use as mesmas palavras e gestos para cada comando. Isso ajudará o seu cão a associar a ação com a palavra ou gesto correspondente. Seja consistente também no momento em que lhe dá os comandos, para que ele entenda o que é esperado dele.
3. Treine em sessões curtas
Os cães têm uma capacidade de atenção limitada, portanto, treine em sessões curtas, de 5 a 10 minutos. Isso garantirá que o seu cão não fica entediado.
4. Use reforço negativo com moderação
Embora o reforço negativo possa ser eficaz em alguns casos, é importante usá-lo com moderação. O objetivo é ensinar ao seu cão o que é esperado dele e não assustá-lo. Seja gentil e paciente durante o treino.
Ensinar o nome ao seu cão, é o primeiro passo para um treino eficaz. O jogo do nome é uma maneira divertida e simples de estabelecer uma comunicação inicial com o seu cão. Lembre-se de ser consistente, usar reforço positivo e treinar em sessões curtas.
Além de ensinar o nome ao seu cão, explore outros comandos básicos para garantir se torna num cão bem-comportado. Com paciência, dedicação e amor, estará no caminho certo para criar um vínculo forte e duradouro com o seu cão.
Ana Mota Ribeiro
Médica Veterinária de Animais de Companhia