Mais importante do que o patudo andar colado a si, é haver uma boa comunicação entre os dois. Para isso deve treinar vários pontos antes de se focar no passeio com o seu patudo junto.
Chamada
É essencial que durante o passeio o seu cão esteja atento a tudo o que se passa mas que também responda quando é chamado. Para isso, deverá habitua-lo, em casa, a ser reforçado sempre que é chamado e vem. Depois deste passo estar apreendido, deverá generaliza-lo em vários locais (cada vez com mais distrações).
Seguir brinquedo/ biscoito
De forma a habituar o seu patudo a estar concentrado em si, faça exercícios em que ele tenha que estar atento ao circuito que está fazer consigo. Coloque vários objetos distribuídos em vários pontos e contorne em várias direções. Para que o seu patudo o siga, use um biscoito, grãos da ração ou um brinquedo. Vá permitindo que coma ou brinque a cada 3 ou 4 passos. Por ultimo, generalize.
Passeios
Durante os passeio ponha em pratica exercícios de chamada e de concentração em si. Reforce sempre que por vontade própria ou após ter sido chamado, o seu patudo venha ter consigo e ande ao seu lado.
Estes são apenas alguns exemplos de como habituar o seu patudo a andar junto de si. No entanto, cada cão é um cão e existem outros inúmeros exercícios e formas de conseguir o mesmo!
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.