A utilização caixa de transporte tem vários benefícios, pois pode ser usada em várias ocasiões como: transporte do cão, cama, local seguro, etc. Se quer saber como ensinar o seu cão a usar a caixa de transporte, este artigo é para si!
A transportadora para além de ser um meio de transporte pode ser utilizada também como um local seguro para os patudos e para fins educativos.
Funções da caixa de transporte:
- Ajudar a gerir as necessidades fisiológicas, especialmente nos cachorros. Por norma, os patudos não fazem as suas necessidades no local onde dormem, por isso, enquanto cachorros e enquanto aprendem o local correto para fazerem os seus cocós e xixis, ficarem na caixa de transporte enquanto estão sozinhos ou em ocasiões em que não devem fazer as necessidades, pode ser uma mais valia para os ajudar no processo de aprendizagem;
- Relaxamento e descanso em determinadas situações e locais;
- Funciona como “ninho” no dia-a-dia, um local onde dormem e se sentem seguros;
- Transporte seguro e calmo, os cães que estão habituados à transportadora, em viagens ficam mais calmos.
Introdução da transportadora
Inicialmente, se não sabe como ensinar o seu cão a usar a caixa de transporte, deve ficar apenas num local da casa onde seja bem visível. De forma a que a sua presença se torne numa coisa normal.
Iniciar a entrada na transportadora
Coloque um biscoito na entrada da transportadora. O esperado será que coma e saia. Na vez seguinte, coloque um pouco mais afastado e assim sucessivamente. Caso o patudo apresente alguma reticência em entrar ligeiramente mais, volte atrás e coloque mais perto da porta.
Repita o processo várias vezes e em vários dias.
Lembre-se que os biscoitos devem ser dados com moderação fazendo parte de uma alimentação equilibrada, sendo que a base da alimentação deve ser sempre uma ração premium para cães que satisfaça as necessidades nutricionais do seu patudo.
Dar opção de escolha onde ficar
Após o cão estar confortável com a interação com a transportadora, chegou a hora de promover o “ficar dentro” da transportadora. Coloque um brinquedo de roer ou de estimulação mental dentro da transportadora. O cão irá optar por ficar dentro da transportadora ou sair. É muito importante deixar que seja ele a escolher onde quer ficar.
Repita o processo todos os dias até que fique lá dentro.
Fechar a porta
Enquanto o patudo está entretido a comer ou a brincar dentro da transportadora, feche a porta e analise a reação. Caso o patudo pareça desconfortável, volte a abrir e experimente mais tarde novamente. À medida que o tempo vai passando, vá aumentando o tempo com a porta fechada.
Generalize
Coloque a transportadora no carro ou no local de dormir. E recomece o processo, que será muito mais curto pela prévia habituação !
Cada cão é um cão e poderá haver necessidade de adaptar o ensino. Com consistência e paciência tudo se consegue!
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.