Encontrou o seu cão a roer fios elétricos e não sabe como reagir? Em primeiro lugar: não repreenda! O seu cão pode ficar com medo e/ou aprender que roendo tem a sua atenção, mesmo que esta seja negativa.
Que motivos despoletam este comportamento?
- Mudança de dentição em cachorros (para acalmar a inflamação e a dor das gengivas)
- Aborrecimento/stress (normalmente cães adultos com energia acumulada e falta de estímulos procuram o que fazer)
- Aprendizagem
- Ansiedade por separação
O que fazer para evitar que os cães roam fios elétricos?
Não deixe os fios elétricos à vista ou de livre acesso ao cão. Sobretudo se já existe historial de roer fios elétricos, o animal deve ser supervisionado quando se encontrar num local com este material.
Tratando-se de um cachorro, ou caso desconfie que a causa deste comportamento possa ser aborrecimento ou stress, deve cansar o seu cão tanto fisicamente, através de vários passeios, como mentalmente. Falamos de enriquecimento ambiental. Utilizar um kong com alimento no seu interior, por exemplo, pode entretê-lo durante algum tempo!
Ter a sua atenção nesta situação poderá levá-lo a percecionar que consegue desta forma a sua atenção, seja porque o vai repreender ou andar atrás dele, e poderá voltar a querer fazê-lo. Para eliminarmos este comportamento, deve parar imediatamente a repreensão e andar atrás dele, e consultar um treinador.
Caso o motivo seja ansiedade por separação e se não conseguir gerir através da leitura das nossas dicas, deve consultar um veterinário especialista em comportamento, por exemplo, de forma a ajudar o seu animal.
Helena Alves
Treinadora Canina
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.