Como medir a frequência cardíaca do meu cão?

Pode ser uma curiosidade ou ser mesmo necessário medir a frequência cardíaca do seu cão. Saiba como fazê-lo.

A frequência cardíaca corresponde ao número de batimentos cardíacos que ocorrem por minuto. O ritmo cardíaco é gerado no coração mas pode medir-se através de palpitações sentidas, ao toque, na zona torácica onde, internamente, se situa o coração.

Medir a frequência cardíaca do seu cão: como fazê-lo?

  1. Aproxime-se do seu cão;
  2. Coloque a mão na região esquerda do tórax, atrás do membro anterior esquerdo do cão;
  3. Conte o número de palpitações em 15 segundos e multiplique por 4.

Como sentir o pulso do seu cão?

  1. Aproxime-se do seu cão;
  2. Coloque a mão na zona interior do membro posterior esquerdo do cão, perto da virilha. Irá sentir um batimento ritmado com o batimento cardíaco, que deve ser forte. 
  3.  
  4. Poderá contar os batimentos/pulsação por  minuto da forma descrita anteriormente.

Alguns cuidados para medir a frequência cardíaca do seu cão:

  • Não incomode o seu cão antes de medir a frequência cardíaca. Quanto mais agitado ou nervoso, maior será a frequência cardíaca e menos exata será a medição;
  • Certifique-se que o seu cão está numa posição que lhe permita sentir o batimento do coração;
  • Será mais fácil mas menos preciso contar o número de batimentos cardíacos por 15 segundos e depois multiplicá-lo por 4 (correspondente a 60s) em vez de contar durante 60 segundos. Se conseguir conte ao longo dos 60 segundos;
  • A frequência cardíaca será mais elevada aquando do exercício ou agitação e menor quando em repouso (tenha isto em consideração quando retirar conclusões após efetuar as medições);
  • Idealmente, a frequência cardíaca será igual quer seja medida na zona perto da axila ou através da pulsação. Por isso, meça da forma que for mais confortável tanto para si como para o seu cão.

Qual a frequência cardíaca normal dos cães?

Depende! Cães de pequeno porte têm frequências cardíacas maiores, enquanto cães de grande porte terão frequências cardíacas menores.

A frequência cardíaca mede-se em bpm (batimentos por minuto) e os valores considerados normais são entre 70 e 120 bpm. 

Se as suas medições registarem um valor significativamente maior ou menor que estes valores, consulte um médico veterinário.

 

No Blog Barkyn poderá também consultar os nossos artigos sobre doenças do coração em cães e se os cães podem ter pacemaker.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply