Como treinar um cão surdo

Treinar um cão surdo pode ser um desafio, no entanto, não é tão difícil como pode parecer à primeira vista.
Geralmente, treinamos os nossos patudos recorrendo aos elogios / repreensão oral. Contudo, os cães têm o sentido da visão bem desenvolvido e conseguem ler a nossa linguagem corporal. Uma vez que, nestes casos, não é possível recorrer ao sentido da audição, serão os gestos o principal meio de comunicação entre o cão e o seu tutor.

1. Escolha alguns gestos e utilize-os de forma consistente

Primeiro, é importante que o tutor defina gestos para os principais comandos que quer transmitir ao cão (senta, deita e fica). É importante ir ensinando um gesto de cada vez, praticando através de várias repetições. Só quando o cachorro tiver aprendido o primeiro gesto, é que se deverá ensinar o seguinte, caso contrário, pode ser demasiado confuso.

2. Utilize comandos de voz

O gesto que efetuamos deve ser acompanhado de um comando de voz, pois, apesar do nosso patudo não o conseguir ouvir, iremos apresentar expressões faciais e linguagem corporal caraterísticas, que podem auxiliar o cão a interpretar mais facilmente o comando.

3. Pratique o reforço positivo

Esta é uma regra de ouro que vale para todos os patudos! Devemos sempre optar por recompensar o comportamento desejado, ao invés de castigar pelo comportamento inadequado. Existem várias formas de reforço positivo, nomeadamente ração, biscoitos, brinquedos e miminhos, que devem ser utilizados imediatamente após o cachorro ter efetuado o comando pedido.

4. Capte a atenção do cachorro

Para dar início ao treino, tem de captar a atenção do cachorro. Para isso, deve ter muito cuidado para não assustar. Por exemplo, pode utilizar uma lanterna/ laser e incidir a luz no seu campo de visão ou saltar a pés juntos / arrastar um objeto, de forma a causar vibração no chão. Seja atencioso e criativo!

5. Promova a segurança

De forma proteger o seu patudo, este deve ter uma coleira com sininho e uma chapa com a indicação de que é surdo. Ambos podem ser úteis no caso do seu cão se perder ou fugir.

Sara Alves 

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply