Cuidados a ter na neve

Posso levar o meu patudo para a neve?

Sim, uma ida à neve pode ser uma ótima oportunidade para proporcionar uma experiencia diferente ao seu cão e de o mimar. Deve preparar esta aventura com a antecedência, para que consiga estar bem prevenido.

Quais os principais cuidados que devo ter?

  • Mantê-lo quentinho

Da mesma forma que devemos reforçar o nosso guarda-roupa para ir à neve, o mesmo se passa com os nossos patudos. Por isso, não hesite em arranjar-lhe um outfit quente e impermeável, para o ajudar a manter a temperatura corporal. Isto é especialmente importante em cães de porte pequeno e / ou pelo curto.

  • Evitar tosquias

O pelo atua como uma excelente barreira para evitar que se perca o calor corporal. Por isso, no Inverno, deve evitar tosquiar totalmente o seu patudo. Se for estritamente necessário, opte por uma tosquia parcial, na qual se mantenha algum pelo.

  • Reduzir a frequência dos banhos

Outro mecanismo de conservação da temperatura corporal, é através dos ácidos gordos presentes na pele. Os banhos vão, não só, remover esta camada de gordura, como também vão diminuir a temperatura corporal do patudo. Por isso, os banhos devem ser evitados e, se for mesmo necessário, utilizar água morna e secar rapidamente o seu cão.

  • Remover a neve do pelo

Quando regressar a casa, não se esqueça de remover a neve das patinhas e da zona abdominal do seu cão, para que seja mais fácil que este aqueça. Aproveite este momento para inspecionar a região das almofadas plantares para ver há alguma ferida ou fissura.

  • Proteger as patinhas

Para animais que têm a pele mais sensível, principalmente a das almofadas plantares, podem beneficiar de uma proteção extra, recorrendo à utilização de botas protetoras.

  • Evitar as diferenças de temperatura

As diferenças de temperatura podem predispor o seu patudo a constipações. Por isso, se este apresentar tremores ou uma posição encolhida após o regresso a casa, pode ser necessário seca-lo com um secador para o ajudar a normalizar a temperatura.

Estes cuidados são ainda mais importantes em animais séniores, uma vez que ficam mais suscetíveis aos efeitos negativos da neve.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply