Treinar um cachorro pode ser um pau de dois bicos: absorvem tudo de forma extremamente rápida mas, por outro lado, distraem-se muito facilmente. No entanto, existem muitas formas de os manter motivados e tornar essas distrações em algo bom!
– Entender o que motiva o seu patudo a manter a concentração ( tipo de comida, brinquedos, brincadeiras).
– Ao ensinar alguns sinais (senta, deita, dar a pata) por vezes tudo se torna mais fácil se usar uma recompensa de alto valor (salsicha, fígado, frango, por exemplo). Isto fará com que o seu patudo esteja muito mais motivado para aprender e as distrações não tenham tanta importância.
– Se o seu patudo for socializado e habituado a muitos tipos de estímulos (cães, barulhos de carros, ruídos altos, etc) será muito mais fácil que mantenha o foco pois esses estímulos já não serão novidade e consequentemente não terão tanto interesse.
– Não faça sessões de treino muito grandes. Intervale os treinos com passeios ou brincadeiras a casa 5/ 10 min de forma a que o seu patudo não perca o foco.
– Entre os 6 a 8 meses, por vezes pode parecer com que o seu patudo desaprendeu tudo o que aprendeu pois está na “fase de adolescência”. Mantenha os treinos consistentes!
– Seja consistente e previsível! Em cachorros é fundamental eles terem muito bem definido o que podem e não fazer. Por exemplo, se não pode ir para a sua cama, ninguém pode permitir que suba , pois ele não conseguirá distinguir quando e em qual cama pode abrir a exceção.
Disfrute dos momentos que passa com o seu patudo! Tenha paciência e seja consistente 😊
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.