O que são zoonoses?
As zoonoses são doenças infeciosas que se podem transmitir do animal ao homem e vice-versa.
Nem todas as doenças dos patudos são zoonóticas, sendo que são poucas as doenças que se podem transmitir aos humanos.
Quais as principais doenças transmitidas pelos cães:
- Doenças Gastrointestinais: comumente transmitidas por parasitas de vários géneros e famílias. Provocam diarreias e vómitos em ambas as espécies. Exemplo: as famosas “lombrigas” (nemátodos e cestódes), Giardiose, entre outras.
- Doenças Dermatológicas: transmitem-se através do contacto (festas, lesões, etc). Têm como principal característica provocar muita comichão, irritação da pele e nos nossos animais pode provocar queda do pelo no local da lesão (alopecia). Os fungos e os ácaros são os principais protagonistas destas zoonoses.
- Doenças transmitidas por vetores: são conhecidos por vetores, todos os organismos que são o veículo para a transmissão de uma doença. As carraças podem causar febre da carraça em ambas as espécies, basta esta seja portadora do parasita e ao picar-nos infeta-nos. Os sinais clínicos podem ser variáveis, mas febres altas e alterações analíticas no hemograma são as mais comuns.
- Doenças víricas: A zoonose mais grave: a raiva. É a única vacina obrigatória por lei, apesar de não ser diagnosticada em Portugal há alguns anos a sua prevenção é importante pois a exposição ao vírus pode causar danos e alterações neurológicas e, consequentemente, a morte do seu portador.
- Outras doenças provocadas por bactérias: as doenças provocadas por bactérias provocam sintomas muito variados, mas a febre e prostração são encontrados frequentemente. As bactérias mais comuns de serem transmitidas pelo cão são: a Leptospirose (doença que provoca dano renal, a sua transmissão é por contacto com a urina infetada); Uma outra bactéria a Capnocytophaga canumorsus é uma bactéria encontrada na boca dos nossos cães, principalmente cachorros que pode causar também infeção no homem.
Prevenir é o melhor remédio:
Muitas das doenças, anteriormente descritas, são facilmente prevenidas:
- Plano vacinal em dia – além da vacina da Raiva ser obrigatória por lei, o protocolo vacinal não obrigatório previne algumas das doenças anteriormente descritas, como a Leptospirose;
- Desparasitação regular contra endoparasitas (interna) e ectoparasitas (externa);
- Limpeza regular e adequada dos locais onde o seu cão está regularmente;
- Proteção adequada na limpeza das fezes com luvas ou saco de plástico;
- Higiene do nosso cão, limpeza das patas, ouvidos, higiene oral e banhos podem ajudar a prevenir algumas doenças;
- Lave as mãos depois de brincar com o seu cão e nunca o deixe lamber as suas feridas.
- Boa alimentação, preferencialmente uma ração premium, uma vez que a nutrição é fundamental para uma boa resposta imunitária.
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.