Quando se tem mais do que um patudo em casa torna-se complicado, por vezes, dar atenção apenas a um e, consequentemente, treinar um de cada vez.
No entanto, de forma a que o treino seja mais produtivo deverá ser feito isoladamente. Desta forma, é possível conseguir-se melhores resultados mais rapidamente. Assim damos toda a nossa atenção a cada patudo. Quando for iniciar a sessão de treino não se esqueça da recompensa: biscoitos ou grãos da ração e muitos mimos!
Mas não desespere! Vai poder treinar mais do que um cão ao mesmo tempo! No tempo certo…
Quando o treino está numa fase mais avançada, é importante que haja distrações de forma a aperfeiçoar o que foi ensinado. É nesse momento que entra o outro ou outros cães: durante o treino do primeiro patudo, o aparecimento de cães irá fazer com que se distraia dando assim a oportunidade de perceber como captar a sua atenção. Ao longo do tempo poderá ir aumentando o número de distrações presentes.
Uma outra forma de treinar mais do que um patudo é intervalar os treinos entre eles. Ou seja, enquanto um treina, é dado ao outro um brinquedo para roer ou uma outra atividade para relaxar. Mesmo não parecendo são laços e associações positivas que se fazem entre eles.
Existem momentos que podem ser utilizados como treino em conjunto:
– passeios, para que possam aprender um com o outro e socializar;
– controlo de estímulos: dando um biscoito a cada após dizer o nome de cada um, de forma aleatória e repetida.
Disfrute dos momentos com os seus patudos!
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.