Posso socorrer o cão e levá-lo para leitura do microchip?
Sim, é importante que o faça. Provavelmente o dono andará incansavelmente à procura do seu amigo.
Deve ter cuidado na manipulação! Se o cão estiver perdido, provavelmente estará assustado e desconfiado, podendo adotar posturas mais agressivas. Tente aproximar-se lentamente e com cuidado, para que o cão ganhe a sua confiança. Pode utilizar snacks ou ração para atrair o animal para junto de si.
E se não puder socorrer o cão, o que faço?
Poderá entrar em contacto com a câmara ou o canil municipal da região, que irão prestar-lhe ajuda. O próximo passo será proceder à leitura do microchip.
Onde é feita a leitura do microchip?
Maioritariamente em clínicas e hospitais veterinários e no canil municipal.
Se o cão tiver microchip, como encontrar o dono?
Como fazer se o cão não tiver microchip?
Se o cão não tiver microchip existe uma de duas hipóteses: ou não foi colocado microchip mas ainda assim o cão tem dono, ou então não tem dono.
A divulgação do caso deve ser feita o quanto antes. Existe uma plataforma destinada à partilha de cães desparecidos e encontrados em Portugal (www.encontra-me.org), onde deve registar a ocorrência em “encontrou um animal”.
Pode ainda ser feita através dos canis municipais e todas as entidades que possam prestar ajuda (clínicas veterinárias, por exemplo), para que possa chegar ao maior número de pessoas (com o objetivo de chegar até ao dono). Podem ser divulgadas e partilhadas fotografias e o local de desaparecimento através das redes sociais.
Enquanto não é encontrado o dono, deverá ser oferecido se possível um local de abrigo para o patudo encontrado (canil municipal, associações, famílias de acolhimento, entre outras).
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.