Os cães são monogâmicos?
Os cães são animais domesticados e, como tal, têm pouco tempo para “namorar”. São apaixonados, na sua maioria, pelos tutores com quem vivem. Na verdade, o seu comportamento na natureza nunca se aproximou à monogamia. Contudo, existem algumas espécies que encaram o amor à semelhança dos humanos:
- Pinguins;
- Cavalos-marinhos;
- Cisnes;
- Macacos;
- Coruja.
Embora não sejam espécies monogâmicas por definição, adoram socializar e receber muitos mimos. É importante estimular a socialização com elementos da mesma espécie e não só com seres humanos.
Quero que o meu patudo seja pai/mãe: como escolher o par ideal?
Se tem um cão de raça e o quer cruzar com um par da mesma raça, deve procurar um par que não tenha doenças diagnosticadas (para não promover a transmissão de doenças genéticas para a ninhada, como por exemplo as displasias do cotovelo e da anca). Para além disso, é importante ter em atenção a idade do cão (idealmente entre os 2 e os 7 anos) e o estado de saúde geral.
Se não tem um cão de raça, pode cruzá-lo na mesma caso queira que ele tenha descendência e a casa cheia de cachorros 🙂 Aqui deve ter em atenção o pontos anteriores e, para além desses, é necessário garantir que a fêmea e o macho têm características e tamanhos semelhantes.
Que aplicações existem para ajudar os donos de cães a encontrarem o par ideal?
- Tindog – Um género de tinder para cães. Pode utilizar a aplicação para encontrar o par ideal, seja para acasalar seja para arranjar um namorado ou amigo para a vida!
- AmaPets – “Ajude o seu animal a encontrar o par ideal”, é o slogan da aplicação. Para além de encontrar informações sobre outros cães que façam o “match” com o seu patudo, poderá criar um perfil para o seu amigo e esperar que apareçam interessados em conhecê-lo!
O encontro entre animais deve ser visto como uma forma de aumentar a socialização entre amigos de quatro patas e também entre tutores. A reprodução é algo normal e natural em todas as espécies, e não deve ser praticada de forma “descontrolada”.
Patrícia Cardoso
Dona da Kia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.