O famoso “fica” é o comando mais versátil que pode haver! Utilizado em mil e uma situações. Por isso, ensine ao seu cão o “fica” passo a passo, siga as próximas indicações.
O “fica” pode ser utilizado em alturas como:
– controlo de impulsos;
– prolongar o tempo de permanência;
– permitir que fique sossegado num local;
– entre outras;
Como fazer:
- Pedir ao seu patudo para “sentar”/ “deitar”
- Reforça-lo com comida ou biscoitos de forma muito rápida e ritmada (de segundo a segundo); Ao fim de 10 vezes vá aumentando o intervalo de tempo entre os reforços ( a cada 3 segundos, depois a cada 5, etc).
- Associe o comando verbal “fica” ao longo do exercício;
- Para terminar o exercício atire o reforço para longe;
- Repita o exercício várias vezes
DICA I: Caso o seu cão se distraia reinicie o exercício até conseguir completar o tempo pretendido e ensine ao seu cão o “fica” passo a passo.
DICA II: inicie o exercício de joelhos (ou ao nível do animal) e à medida que vai aumentando o tempo vá-se levantando até estar em pé (devendo nesse momento baixar-se para entregar o reforço)
“Fica” com afastamento/ controlo de impulsos:
(Este exercício já é uma combinação de vários comandos, por isso idealmente deverá treiná-los em separado para depois construir esta sucessão de pedidos)
- Pedir ao seu patudo para “sentar”/ “deitar”
- Começar a recuar, pedindo para “ficar”, reforçar (começar por reforçar com a distância de um passo e ir aumentando a distância entre si e o seu patudo).
- Quando o processo anterior estiver apreendido, repita o processo mas coloque o reforço no chão e quando quiser peça ao cão para avançar e comer a recompensa
- Repita o processo alternando os tempos de espera e distância
DICA SUPER IMPORTANTE! : Aproveite e divirta-se com o seu cão 😊
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.