Em que consiste o exame coproparasitológico?
A coprologia ou exame coproparasitológico é uma análise, que permite detetar a presença de parasitas gastrointestinais excretados nas fezes. Isto significa que, através deste exame, conseguimos saber se o nosso cão tem ou não parasitas no seu trato digestivo.
Como se realiza este exame?
A coprologia é realizada em laboratórios específicos e requer a análise de fezes de 1 a 3 dias consecutivos. Por norma, o Médico Veterinário, solicita ao tutor a entrega dessas fezes em sacos separados por dias. O período de recolha das fezes é variável mediante a suspeita clínica. Para detetar Giardia, por exemplo, é necessário a colheita de fezes de três dias diferentes, já que este parasita tem excreção fecal intermitente, podendo não ser detetado num dos dias.
Que motivos podem levar à necessidade de realizar uma coprologia?
São vários os sintomas que podem requerer a necessidade deste exame. Entre eles destacam-se:
- Sangue nas fezes
- Vómitos
- Fezes moles ou diarreia
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Apetite caprichoso
- Prostração
- Alteração da coloração das fezes
- Presença de parasitas (lombrigas) visíveis a olho nu nas fezes
Existem outros exames às fezes disponíveis?
Não são apenas os parasitas gastrointestinais que são eliminados através das fezes. Existem bactérias patogénicas que também podem provocar doenças e/ou alterações no sistema digestivo dos cães. Uma forma de detetar essas bactérias é através de um exame de fezes designado de coprocultura. O método de recolha das fezes é o mesmo, mas, em laboratório, elas são processadas de forma diferente.
Todos os cães devem realizar um exame coproparasitológico?
Não! Não é um exame que seja realizado por rotina a todos os cães. O seu Médico Veterinário habitual irá solicitar esta análise assim que o considerar necessário 🙂
Ana Matias
Médica Veterinária
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.