Kit primeiros socorros para cães

Em que situações é que o kit pode ser utilizado?

O kit de primeiros socorros não deve ser encarado como um kit de emergência! Contudo, se o seu patudo se suja com frequência quando vem à rua, se corre muito e desgasta as patinhas ou se faz feridas nas almofadas plantares com frequência tenha sempre à mão o kit de primeiros socorros. Pode preparar um em casa!

Pegue numa caixa e constitua o kit com:

  1. Compressas;
  2. Adesivo;
  3. Betadine (deve ser utilizado diluído em soro fisiológico – uma parte de betadine para 3 partes de água);
  4. Pomada cicatrizante;
  5. Creme regenerador para almofadas plantares;
  6. Ligadura;
  7. Soro fisiológico;
  8. Escova;
  9. Toalhitas;
  10. Snacks… porque não?

Aplicações práticas do kit:

  1. Se o seu patudo acorda todas as manhãs com remelas… use compressas embebidas em soro fisiológico para as limpar. Algumas raças como os caniche podem ter mais tendência para acumular remelas e necessitam de uma limpeza frequente;
  2. Se o nariz ou as patinhas estão muito secas pode utilizar o creme regenerador nessas zonas;
  3. Se o seu patudo fez uma pequena ferida na pele, ou se está com uma crosta, utilize a compressa com betadine diluído para desinfetar a zona;
  4. O seu patudo tem o pelo longo, como o Spitz,  e vai à praia com frequência? Use a escova que tem disponível para escovagem. Aproveite e escove o pelo antes de o levar para casa!
  5. Se o seu patudo está a sangrar  utilize as compressas, a ligadura e o adesivo para fazer uma compressão rápida da zona até chegar ao veterinário!
  6. As toalhitas são para limpeza. E os snacks? Para compensar os bons comportamentos, sempre!

Não se esqueça que perante situações urgentes ou emergentes deve levar o seu patudo ao Médico Veterinário assim que possível!

Daniela Leal

Médica Veterinária


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply